PL obriga atendimento remoto em Libras

Objetivo é permitir que consumidores surdos sejam atendidos na Língua Brasileira de Sinais em videochamadas 

Por Titina Cardoso, com edição de Angèle Murad

Homem de costas faz gestos com as mãos, interagindo com mulher que aparece em tela de notebook
Para Dary Pagung, medida garante a igualdade de direitos / Foto: JV Andrade

Um consumidor, quando precisa resolver algum problema, pode telefonar para o serviço de atendimento ao cliente e ser atendido. Mas, para a pessoa surda, o atendimento a distância nem sempre é possível. Nesse sentido, o deputado Dary Pagung (PSB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 43/2023, que obriga o atendimento aos consumidores surdos em videochamadas com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

O texto diz que as sociedades empresárias denominadas call centers e de atendimento ao cliente ficam obrigadas a disponibilizar atendimento por meio de videochamada no suporte ao consumidor com surdez ou deficiência auditiva, estando o atendente qualificado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a realização dos atendimentos. 

O descumprimento acarretará na aplicação das sanções administrativas previstas nos artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre elas multa e suspensão de fornecimento de produtos ou serviço. 

“Com a realização de videochamada, facilita o acesso desse público-alvo aos canais de atendimento ao consumidor, garantindo uma igualdade de direitos”, defende Pagung. 

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças.

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