Tecnologia possibilita passeio virtual pela Ales

Projeto Ales 360° permite que visitantes conheçam espaços e a história da Casa por meio do uso de óculos com recurso três dimensões (3D)

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 7 dias

Homem de pele clara,  veste camisa de botões azul claro, segurando óculos 3D,
Deputado Erick Musso destaca importância da ferramenta para aproximar cidadãos da Casa do Povo / Foto: Lucas S. Costa

Quem visita a Assembleia Legislativa (Ales) agora pode fazer um passeio virtual por vários espaços da Casa e aprender sobre seu funcionamento e a sua história. É que foi lançado, nesta terça-feira (24), o projeto Ales 360°, dentro do processo de modernização do Parlamento capixaba.

Fotos do lançamento do Ales 360°

Por meio do uso de óculos três dimensões (3D), o público pode conhecer a fachada e locais privilegiados do interior do Palácio Domingos Martins, sede da Ales. Entre os ambientes, destaque para o Plenário Dirceu Cardoso, a galeria dos presidentes, o Espaço Assembleia Cidadã (onde funcionam vários serviços, como o Procon Assembleia e o posto de emissão de identidade) e vários corredores do prédio do Legislativo. 

Um vídeo explicativo apresenta a estrutura do Palácio Domingos Martins, quando visto do lado de fora: à direita de quem está de frente para o prédio fica a torre parlamentar; enquanto que, à esquerda, funciona a parte administrativa; já na área central está o plenário principal, onde acontecem as sessões de votações e solenes. 

Giro 360° 

A ferramenta 3D possibilita à pessoa, sem sair do local, apenas movimentando a cabeça com os óculos acoplados aos olhos, ampliar a visão em todas as direções, vendo o que está adiante, atrás, aos lados e, também, acima e abaixo. 

Quem está como observador virtual é conduzido na viagem por uma apresentadora que, além de explicar o que está sendo mostrado, acrescenta algumas informações sobre a importância do Plenário Dirceu Cardoso, onde os deputados se reúnem para votar os projetos em tramitação. 

Há, ainda, informações adicionais sobre a história do Parlamento ilustradas com reprodução de imagens da sede do prédio antigo da Ales, que funcionava na praça do Palácio Anchieta, no centro de Vitória, onde hoje está instalada a Casa de Música Sônia Cabral. 

Escola do Legislativo 

Presente no ato de lançamento do Ales 360°, o presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), destacou que a iniciativa tem por objetivo reforçar o trabalho já realizado pela Escola do Legislativo, dentro do Projeto Escolas nas Ales, que já recebeu quase 76 mil alunos de 2.136 escolas desde 2003. 

Na iniciativa, mediante agendamento, estudantes de escolas capixabas públicas e privadas realizam visitas presenciais e são levados a conhecer espaços como os plenários da Casa, a Biblioteca Pública João Calmon e o Arquivo Geral da Ales. 

Erick afirmou que universitários que visitam o Parlamento também terão agora como aprofundar o conhecimento sobre a Casa com a viagem em três dimensões, além do público que vem ao Legislativo para acessar serviços disponíveis à sociedade. “Os óculos 3D ficarão disponibilizados no Espaço Assembleia Cidadã para todo capixaba que, ao entrar em nossa Casa, queira fazer essa viagem virtual”, disse. 

Conforme o presidente, a ideia é que futuramente o serviço seja levado para fora da Ales, pois os óculos em três dimensões podem ajudar na divulgação sobre a importância do Parlamento para a manutenção da democracia em palestras em escolas e outros locais. 

Cidadania 

Paula Portella, assessora da Escola do Legislativo, disse que o tour virtual em 3D estimula ainda mais o projeto Escolas na Ales, pois as crianças e os jovens geralmente gostam muito de tecnologia. 

“Os alunos já demonstram muita curiosidade e interesse nas visitas presenciais aos espaços em que os levamos para conhecer. Agora, com esses óculos 3D, acredito que será um ganho a mais, pois muitas crianças, principalmente as mais carentes, não conhecem essa tecnologia”, disse. 

Durante o lançamento do serviço, a advogada Isabella Santos Braga, que estava visitando a Ales, experimentou os óculos 3D para o tour virtual na Casa. “Na condição de advogada eu já conheço um pouco sobre o processo legislativo, mas boa parte das pessoas pouco entende disso. O vídeo produzido tem essa função também de fortalecer a cidadania”, destacou. 

Inclusão 

A secretária de Comunicação da Ales, Margô Devos, acrescentou que o projeto também representa importante ferramenta de inclusão ao possibilitar, por exemplo, que pessoas com dificuldade de locomoção possam conhecer os espaços da Ales, por meio do passeio virtual.

Apesar de a Casa já dispor e ter avançado em ferramentas de acessibilidade, o uso da tecnologia 3D representa mais uma oportunidade para quem deseja conhecer os ambientes, ainda que de forma virtual. “Sem dúvida, além do aspecto do fortalecimento da cidadania e da aproximação da Ales com o público em geral, é também uma ação de inclusão daqueles que, por questões físicas, têm dificuldade de locomoção”, citou. 

Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde
Iniciativa quer reduzir afogamentos no estado
Proposta apresentada no Legislativo busca orientar e prevenir que banhistas sejam vítimas de afogamentos
Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde