Denninho: mandato para cuidar das pessoas

Acolher as demandas das ruas e estreitar laços entre a sociedade e o poder público são apontadas por Denninho Silva como bandeiras de seu primeiro mandato na Ales

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 8 dias

Homem de pele clara, vestindo terno, sorrindo
Denninho diz que deve seguir usando as redes sociais como canal de diálogo com a população / Foto: Facebook

Trabalhar pelo fortalecimento dos vínculos entre as lideranças comunitárias, sociais, religiosas, empresariais, os municípios, a Assembleia Legislativa (Ales) e o governo do Estado. É o que promete Denner Januário da Silva, o Denninho Silva (União), 40 anos, eleito deputado estadual com 25.986 votos.

“Nossa prioridade é cuidar das pessoas! Seguiremos na defesa da educação, saúde, segurança pública, do empreendedor, mobilidade urbana, logística, social, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, defesa do consumidor, do setor produtivo, do bem-estar animal, nos colocando também à disposição sempre dos servidores públicos”, diz.

Natural de João Pessoa, Paraíba, Denninho veio com os pais para o Espírito Santo ainda bebê. Fã de Alemão do Forró, curte uma boa música e gosta de dançar. “Sou fã do Rei do Forró Capixaba, não perco um show do Alemão do Forró!”, frisa. Também aprecia estar em contato com a natureza. Quando está em casa costuma preparar a comida, além de brincar com seus cachorros. 

Casado e pai de uma menina, costuma manter sua religiosidade frequentando a igreja com a família aos domingos. Outra caraterística marcante é a interação nas redes sociais com as pessoas. “Utilizo muito minhas redes sociais para me comunicar com as bases e nunca deixei de mostrar meu dia a dia”, conta.

Carreira política

A trajetória política do parlamentar eleito começou em 2002, ao lado do ex-deputado estadual e atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União). “Foram quase 20 anos trabalhando em sua assessoria”, conta. Nesse período também iniciou a militância nos movimentos comunitários e foi eleito por três vezes presidente da Associação de Moradores do Bairro Goiabeiras, Vitória.

Os resultados como líder comunitário logo o alçaram à condição de vereador pela capital. Venceu a primeira eleição em 2016 e, em 2020, foi reeleito, sendo o vereador mais bem votado do Espírito Santo, com 7.213 votos. O trabalho na Câmara Municipal o estimulou a ultrapassar as fronteiras de Vitória e o caminho natural na política foi concorrer a deputado estadual. 

“Como vereador ampliamos o trabalho e a visibilidade na capital. Diversas de nossas iniciativas começaram a ser replicadas em todo o Estado. Sempre fui um político de fácil acesso. Costumo dizer que nosso gabinete é nas ruas. Com as votações expressivas a responsabilidade também aumentou. Comecei a ser demandado em áreas que o mandato de vereador já não conseguiam contribuir de forma efetiva, como mobilidade urbana e segurança pública”, afirma.

Desafios

Denninho realça como pontos positivos do Espírito Santo o equilíbrio nas finanças, a transparência na gestão pública e o desenvolvimento econômico. Entre os desafios, assinala segurança pública, saúde, educação e redução das desigualdades. Também cita que é primordial debater temas da agenda global, como a questão ambiental e a retomada das ações interrompidas com a pandemia do novo coronavírus.

Aponta, ainda, a necessidade de articulação com a bancada capixaba no Congresso, junto ao novo governo federal, para buscar investimentos em setores estratégicos para o Estado. O intuito é acabar com gargalos logísticos que impactam diretamente o setor produtivo, como portos, ferrovias, aeroportos regionais, a duplicação da BR-262 e a resolução do imbróglio envolvendo a BR-101. 

“Na Assembleia estaremos atentos para somar esforços junto ao governo nessas áreas, realizando audiências públicas, votando com responsabilidade o Orçamento, dando celeridade à tramitação de matérias legislativas também correlatas a essas demandas, além de contribuirmos na articulação política junto à bancada federal e ao nosso partido, o União Brasil”, enfatiza.

Em relação à apresentação de projetos, salienta que em sua atuação como vereador abordou uma grande diversidade de temas, com destaque para desburocratização de procedimentos, educação e segurança. Uma das “marcas” do seu mandato é disponibilizar as propostas nas redes sociais para ouvir as pessoas. “Através do clamor das redes sociais apresentamos matérias reivindicadas pela população, como foi o caso do ‘botão do pânico’ nos ônibus”, ressalta. 

Relação com o Executivo

Para o deputado eleito, divergências são salutares numa democracia e a nova composição da Assembleia é a ressonância do momento político atual. Porém, acredita que o governador reeleito Renato Casagrande (PSB) não deve ter dificuldades no trato com a Casa em virtude das características dele como político. “O governador é um homem do diálogo, com vasta experiência no Parlamento e sabe lidar com o contraditório”, pontua.

Ele, inclusive, fala que Casagrande foi seu candidato na eleição, que tem uma ótima relação com o governador e que manteve diálogo permanente com ele enquanto vereador. “Faço parte do grupo político liderado pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, que foi um dos maiores aliados do governador no último processo eleitoral. Serei base do governador Renato Casagrande para contribuir com o avanço do nosso Estado”, garante.

Por fim, no tocante à ocupação de espaços na Assembleia, menciona que essa conversa ainda será feita com os colegas deputados. Ele relata que na Câmara de Vitória presidiu a Comissão de Finanças e foi membro de outras, como Esportes e Lazer, e Ciência e Tecnologia, onde fez a discussão relativa ao Parque Tecnológico de Vitória. 

“Já desenvolvi e apoiei ações comunitárias como parlamentar com foco na defesa do consumidor. Nossa trajetória é marcada pela nossa proximidade com as forças de segurança e atuação na área. Portanto, estou à disposição dos meus colegas deputados para somar na construção desse debate que, em tempo oportuno, ainda realizaremos”, conclui.

Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde
Iniciativa quer reduzir afogamentos no estado
Proposta apresentada no Legislativo busca orientar e prevenir que banhistas sejam vítimas de afogamentos
Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde