Alcântaro: investimento para Aracruz e região

Infraestrutura e educação estão entre as prioridades de Alcântaro, estreante no Legislativo estadual

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito

Homem branco de cabelos castanhos sorrindo aparece em primeiro plano; ao fundo coqueiros
Combate à corrupção, defesa da família e eficiência na gestão pública são pilares do 1º mandato / Foto: Willian Agrela

“Sempre acreditei que a política só faz sentido se ela ajuda a mudar a vida das pessoas. E fazer mais e melhor é o que me motiva a encarar novos desafios.” As palavras são do advogado Alcântaro (Republicanos), 35 anos, eleito com 15.742 votos para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa (Ales). No Legislativo estadual, ele promete trabalhar para levar investimentos para Aracruz e região.

Um dos exemplos dados pelo futuro parlamentar é a necessidade de ampliar e modernizar a ES-010, a “Rodovia da Orla”, que passa pelo litoral aracruzense. “Causa transtorno para a indústria, o comércio, o turismo e a pesca”, frisa. Ele ainda reforça que é preciso aumentar o efetivo policial na região e melhorar a qualidade da saúde pública. 

Alcântaro é casado, mas ainda não tem filhos. Quando não está exercendo as atividades políticas ou profissionais gosta de ver filmes, ler, passear e conhecer a gastronomia capixaba. Tudo isso, claro, ao lado da esposa. “Aproveito para externar todo meu amor e gratidão por ela”, ressalta. 

Entre 2017 e 2020 foi vereador por sua cidade natal, inclusive, presidindo a Câmara Municipal no biênio 2017/18. “Combati a corrupção e fiz uma gestão muito bem avaliada. A mais econômica da história de Aracruz e do Estado no período”, diz. Em 2020, na eleição para a prefeitura bateu na trave, por uma diferença de 162 votos não alcançou a vitória.

“O propósito de Deus é muito melhor que o nosso! Daquela disputa ficou a alegria dos milhares de amigos que conquistamos. Decidi ser candidato a deputado estadual, principalmente, após sentir que Aracruz e nossa região precisavam de uma representação na Assembleia Legislativa comprometida com os valores da família e com o desenvolvimento de Aracruz e de nossa região”, conta. 

Desafios

Para o deputado eleito, os grandes desafios do Espírito Santo estão dentro do tripé saúde, educação e segurança. Entretanto, avalia que também existem graves problemas a serem sanados dentro das áreas de infraestrutura e mobilidade urbana em todo o estado. Dentre as obras que devem ter uma atenção especial do poder público cita a duplicação da BRs 101 e 262.

“Sempre digo que nosso estado funciona das 9 às 15 horas, que é o tempo que temos para escaparmos dos gargalos nas BRs 101 e 262. É urgente destravarmos esses gargalos que dificultam a economia do interior com a duplicação das duas BRs; a viabilização de novos ramais ferroviários; e um grande projeto de reforma e ampliação das rodovias estaduais”, enumera.

Ele lembra que com a desistência da Eco101 de permanecer com a concessão da BR-101 o Estado deve assumir a continuidade das obras de duplicação e que a Assembleia terá um papel fundamental nesse debate. “Estamos prontos para enfrentar e resolver esses desafios”, garante.

Bandeiras

De acordo com Alcântaro, a ideia é pautar seu mandato baseado em três eixos: combate à corrupção, defesa da família e eficiência na gestão pública. “Teremos atenção especial aos principais desafios do Estado, sobretudo, na infraestrutura e educação. Como deputado, sou obrigado a debater essas questões estratégicas para o desenvolvimento do Estado e trabalhar nas soluções”, afirma. 

Os valores cristãos e da família, o combate à ideologia de gênero e à partidarização das escolas e a proteção das crianças também estão entre as prioridades do mandato. Outra posição que vai defender é a redução do Estado, com uma reforma administrativa e com a fusão ou até extinção de empresas públicas consideradas ultrapassadas.

Para alcançar esses objetivos está sendo feito um planejamento estratégico do mandato com a participação de especialistas de diversas áreas e lideranças da região onde tem base. Já existem até alguns pré-projetos nas áreas de infraestrutura e proteção da criança e do adolescente sendo concluídos. 

Além das proposições, outro campo de desenvolvimento das atividades parlamentares será nos colegiados da Ales. “Vamos atuar firmes nas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa, que são espaços fundamentais na defesa da população capixaba nos mais variados temas”, salienta.

Relação com o Executivo

Eleito pelo Republicanos, que não fazia parte da coligação do governador eleito Renato Casagrande (PSB), Alcântaro enfatiza que vai atuar de forma independente em relação ao Executivo estadual, porém, com harmonia e diálogo com o governo. 

“É a maior contribuição que um parlamentar pode dar a qualquer governo: independência para propor alternativas, indicar novos caminhos, debater e criticar de forma construtiva, sempre com muito respeito. Independência para votar com o governo quando necessário e para votar contra quando a gente entender que o interesse público está sendo violado”, explica.

Por fim, realça o respeito que possui pelo governador reeleito Casagrande, como pessoa e como político. “Reconheço avanços em sua administração, mas acredito que sempre é possível fazer mais e melhor, sobretudo, na defesa de quem produz e das famílias capixabas. É esse mais e melhor para a população capixaba, em todas as áreas, que vou perseguir como deputado estadual. Tenho certeza que vamos estabelecer relações proveitosas para que o Espírito Santo avance cada vez mais”, finaliza.

Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde
Iniciativa quer reduzir afogamentos no estado
Proposta apresentada no Legislativo busca orientar e prevenir que banhistas sejam vítimas de afogamentos
Parceria busca aprimorar trabalho de servidores
Ales e Esesp assinaram termo de cooperação que promove intercâmbio e possibilita a servidores públicos participar de diferentes atividades promovidas pelas instituiç...
Bahiense: segurança pública como prioridade
Parlamentar reeleito diz que vai lutar pela melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos servidores da área 
Zé Preto: maior atenção para a saúde pública
Parlamentar quer políticas públicas direcionadas para a população mais carente, principalmente, no atendimento em saúde