A sessão ordinária desta terça-feira (6), às 9 horas, abre caminho para três indicados por deputados para falar sobre uma rota turística na região do Caparaó, as contribuições dos fonaudiólogos na sociedade e o movimento “CrefES Já”, para implantação de um conselho profissional de educação física.
Rai Santiago, representante da Associação dos Fonoaudiólogos, falará sobre a profissão e seu papel na sociedade. Nesta sexta (9), celebra-se o Dia do Fonoaudiólogo. A profissão foi regulamentada há 41 anos no país.
O convidado discorrerá sobre as contribuições da fonoaudiologia para a sociedade, dentre as quais pode-se citar a participação do profissional na linha de frente durante a pandemia (Covid-19) e o atendimento a pessoas com deficiência (PcD), desempenhando papel na comunicação verbal, não verbal e interações sociais, facilitando o desenvolvimento do indivíduo e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. O convite a Santiago partiu da deputada Iriny Lopes (PT).
Já Francisco Carlos de Abreu Cabral, indicado pelo deputado Luciano Machado (PSB), é dono da Agência Turismo Receptivo e Eventos. Ele explanará sobre A Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Trata-se de um roteiro turístico de aventuras que conecta importantes pontos de produção e atrações no entorno do Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó. São passeios e aventuras de 4 dias e 500 km em cada percurso, organizados em 6 roteiros, totalizando cerca de 3.000km.
Os destaques são a produção da Cachaça Artesanal de Alambique e as histórias e tradições da produção dos premiados cafés arábicas especiais das montanhas do Caparaó mineiro e capixaba, noroeste fluminense e matas de Minas e o café conilon no sul capixaba e montanhas capixabas. A beleza da região, com montanhas e cachoeiras, é também um dos focos da rota.
Pela Tribuna Acadêmica participa Eliane Cunha Gonçalves, presidente do movimento “CrefES Já”. Indicada pelo deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT), explanará sobre a importância da criação de um conselho profissional de educação física no Espírito Santo.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular acontece toda primeira segunda-feira de cada mês durante a fase do Grande Expediente da sessão ordinária, mas dessa vez acontece na terça, por causa da Copa do Mundo.
O tema a ser abordado é definido pelo cidadão ou representante da sociedade civil, mas o assunto tem de ser de interesse público e não particular. Para ter direito a participar, o orador precisa ser indicado por um deputado, que solicita à Mesa Diretora autorização para ocupar o espaço no mês. Cada parlamentar pode fazer um requerimento por sessão. Já o cidadão pode participar uma vez por semestre. Não é permitido a quem exerce cargo eletivo fazer uso da Tribuna Popular.
Por meio da Resolução 8.374/2020, aprovada em junho deste ano, a Tribuna Popular, realizada na primeira segunda-feira de cada mês, teve o seu nome ampliado para “Tribuna Popular e Tribuna Acadêmica”.