Assembleia homenageia trabalho da Maçonaria

Maçons realizam serviços de filantropia e ações sociais destinadas aos mais necessitados

Por Gleyson Tete, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 4 meses

Sete pessoas, sendo 4 homens de terno, 2 jovens com capa preta e uma jovem de veste branca
Iniciativa da homenagem foi de Doutor Hércules / Foto: Ana Salles

Na noite dessa segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa (Ales) homenageou a Maçonaria e, em especial, o Grande Oriente do Brasil (GOB), instituição que completou dois séculos de existência em 2022. Na solenidade, os presentes destacaram o papel social dos maçons e a participação deles em eventos importantes para a história do Brasil. 

A sessão solene teve como proponente o deputado estadual Doutor Hércules (Patri), que afirmou que a Maçonaria atua para melhorar a vida das pessoas. “Aperfeiçoa o homem e a mulher e coloca os jovens no caminho do patriotismo. Lapida o ser humano da pedra bruta para virar uma pessoa melhor. (...) É preciso mostrar a transformação que a Maçonaria faz com as pessoas. Elas mudam para o bem”, salientou.

Álbum de fotos da solene

O soberano grão-mestre geral do GOB, Múcio Bonifácio Guimarães, recebeu o Título de Cidadão Espírito-Santense. Ele falou que os membros estão fazendo este ano uma reflexão a respeito do papel da Maçonaria e do GOB. “Quando se fala em dois séculos de existência é algo extraordinário, são pouquíssimas instituições que completam 200 anos. Não deveria ser assim, mas somos a única instituição do terceiro setor a completar dois séculos”, pontuou. 

Guimarães enfatizou que, durante esse período, o mundo passou por transformações enormes, como duas guerras mundiais, crises econômicas e sociológicas, vivenciou desafios na área da saúde, como epidemias, e que a maçonaria superou todos os obstáculos com eficiência. De acordo com o grão-mestre, os maçons estiveram presentes na Independência do Brasil, na Proclamação da República e no processo de redemocratização do país.

Ele explicou que o GOB foi o embrião de outras ordens no Brasil, tendo enfrentado duas grandes questões na sua trajetória: em 1927, com o surgimento das grandes lojas; e em 1973, com as unidades maçônicas. “Não enxergamos como cisão, mas como ponto de vista de unificação das atividades. O propósito é só um: servir à Pátria, o respeito à família e a prática da ética, moral e bons costumes”, exaltou. 

Segundo Jussane Guimarães, presidente nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, a instituição foi fundada em 1967 e é composta por mulheres que colaboram com a filantropia e as obras de caridade. “O objetivo da Maçonaria é tornar a sociedade cada vez melhor”, ressaltou. A presidente estadual Abigail Teixeira reforçou o papel delas como braço social da organização. “São muitas ações filantrópicas voltadas para aqueles que não foram atendidos pelo poder público”, completou. 

Mesa

Além dos citados, compuseram a mesa do evento Hélio Soares da Luz Sodré, José Francisco Milagres Rabello, Euclésio Ribeiro da Silva, Luiz Alberto Teixeira e José Olívio Grillo (todos do Grande Oriente do Brasil); o venerável mestre da Loja Maçônica União e Progresso, José Augusto César de Souza; o futuro vereador por Vitória e integrante da Loja Beneficência Sete, Leonardo Monjardim (Patri); e o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) Lauro Coimbra.

Deputados: Doutor Hércules
Vítimas de barragens querem lei para reparar danos
Mais de sete anos após rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), afetados cobram participação na repactuação de medidas compensatórias
Proposta busca reeducar agressores de mulheres
Deputada Janete de Sá propõe criação de política pública com ações para coibir a reincidência de violência doméstica e familiar contra a mulher
Bombeiros poderão orientar estudantes
Ideia é que os militares ministrem aulas de prevenção a acidentes e primeiros socorros nas escolas
PL: acesso de vítimas de violência a documentos
Proposta garante prioridade na emissão de documentos pessoais para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar
Vítimas de barragens querem lei para reparar danos
Mais de sete anos após rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), afetados cobram participação na repactuação de medidas compensatórias
Proposta busca reeducar agressores de mulheres
Deputada Janete de Sá propõe criação de política pública com ações para coibir a reincidência de violência doméstica e familiar contra a mulher
Bombeiros poderão orientar estudantes
Ideia é que os militares ministrem aulas de prevenção a acidentes e primeiros socorros nas escolas