Bancos de leite amparam mulheres na amamentação

Além de prover bebês internados com o leite doado, essas instituições também orientam mães no aleitamento  

Por Gabriela Knoblauch, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 1 mês

Mulher com bomba de leite em cada peito
O leite doado apenas supre a demanda das unidades neonatais dos hospitais que têm banco de leite / Foto: Canva

Quando Jessica Leite dos Anjos deu à luz Henry em julho de 2022, a expectativa era amamentá-lo até ele completar pelo menos 1 ano de idade. Entretanto, o bebê nasceu de 37 semanas e precisou ser internado na UTI Neonatal do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). 

“Em razão de uma hipoglicemia, Henry não tem condições de fazer esforço pra mamar. Por isso, foi necessário recorrer ao banco de leite. Foi uma forma de escape, de solução. No primeiro dia foi frustrante. Sempre quis amamentar”, conta a mãe.  

A experiência, entretanto, marcou tanto Jéssica que ela acabou se tornando doadora. “Para agradecer os cuidados com meu bebê, me tornei uma doadora também”, revela.

Anna Caren de Lima também é doadora de leite. A mãe de Leonardo, de 5 meses, fala que, durante a gestação, sua maior expectativa era com a lactação. “Tinha medo de não conseguir. Queria amamentar - no mínimo - até os 2 anos, como indicam os órgãos (de saúde).”

Mais que amamentar, Anna foi além nos seus planos. Entre junho e agosto deste ano, doou 21 litros de leite. “Foi incrível. Eu pretendia fazer isso desde antes de ele nascer, mas achava que teria que ir lá pra buscar os potes e voltar com eles no ônibus; enrolei por um tempo por causa disso”, relata.

Aspas e Anna Caren de Lima, que fala de experiência de ser doadora de leite humano

A mãe de Leonardo diz que ficou surpresa com o atendimento do banco de leite. “Quando mandei mensagem já vieram fazer o cadastro e me entregar os potes. Faz uns três meses que doo. Pretendo continuar enquanto conseguir, claro. Sei que é difícil amamentar. Nem sempre é instintivo ou indolor. Fico feliz de poder fazer isso”, afirma.

Período do aleitamento


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o bebê deve ser amamentado apenas com o leite materno até os seis meses. Após esse período, deve-se permanecer com o leite materno e introduzir outros alimentos na dieta, evitando leite industrializado. As mães que, por algum motivo, não conseguem aleitar podem encontrar apoio nos bancos de leite.

No Espírito Santo, a referência estadual da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH) é o Hucam. Segundo a responsável técnica do BLH do hospital, Mônica Barros de Pontes, entre janeiro e julho deste ano foram coletados 1.855 litros e distribuídos 1.392 litros a 908 bebês internados em hospitais localizados no Espírito Santo. O número de doadoras foi de 1.113 nesse período. Já em 2021, 4.116 litros de leite foram doados no estado. 

Arte Doação de Leite no ES, com número de doadoras, litros de leites doados e número de bebês beneficiados

A quantidade coletada, aponta Mônica, é suficiente apenas para atender os lactentes internados nas unidades neonatais das instituições que possuem banco de leite. Mas as mamães com dificuldade de amamentar também são assistidas. “Não ofertamos o leite para os bebês na residência, mas o banco de leite auxilia as mulheres no processo de amamentação. Ajudamos a mulher a amamentar, inclusive com técnicas para aumentar a produção de leite ou para complementar caso o bebê precise. É só ligar para o Hucam e agendar o atendimento”, orienta.

Conheça todos os Bancos de Leite Humano no ES

Vantagens

De acordo com a OMS, são muitas as vantagens do leite materno em relação ao industrializado. Elas vão desde a promoção do melhor desenvolvimento do bebê até a prevenção de doenças alérgicas e gastrointestinais, passando pela diminuição do índice de obesidade e diabetes em crianças que mamam por um período maior.  
 
E não é só para o bebê que a amamentação apresenta uma série de vantagens. Segundo a OMS, para a mãe, o aleitamento proporciona benefícios como proteção contra o câncer de mama e de ovário. Também promove a contração uterina, o que ajuda na diminuição do tamanho do útero e, por consequência, reduz possíveis sangramentos após o parto. Além disso, promove o vínculo emocional entre a mãe e o bebê.

Arte com as vantagens da amamentação para o bebê e para mãe
 
Como forma de conscientização sobre a importância da amamentação, o mês de agosto é marcado por ações de incentivo ao aleitamento materno em todo o mundo. O período é conhecido como Agosto Dourado.
 
Como doar
 
Toda mulher que está amamentando é uma potencial doadora. O processo é fácil, conforme explica Mônica Barros: “Para doar, só ligar para o telefone 3335-7515 e nos passar endereço e telefone de contato para a visita no domicílio. Fazemos cada dia da semana um município da Grande Vitória”, informa.  

Arte com foto e aspas de Mônica Barros sobre o congelamento de leite para doação
 
A responsável técnica do Banco de Leite Humano do Hucam destaca ainda que qualquer volume é válido para doação. “O leite pode ser retirado e imediatamente congelado e a doadora tem 10 dias para completar o frasco de leite que deixamos no domicílio. Toda semana entramos em contato e confirmamos se já podemos pegar e deixar mais frascos esterilizados e etiqueta”, diz. 

Saúde nasal: tratamentos e riscos em pauta
Comissão recebe especialista para discutir causas de congestionamento nasal e as consequências do uso inadequado de remédios
Apuração dos votos é feita em tempo real
Resultado das eleições pode ser acompanhado por aplicativos e plataforma do TSE na internet
Projeto visa recuperar direitos de servidores
Proposta assegura que o tempo de trabalho durante a crise sanitária da Covid seja contabilizado para a concessão de direitos como quinquênios e licenças-prêmio 
Homens estão entre as principais vítimas de suicídio
Morte autoprovocada é quase quatro vezes maior entre homens e a terceira principal causa de óbito na faixa de 15 a 29 anos, apontam dados oficiais
Saúde nasal: tratamentos e riscos em pauta
Comissão recebe especialista para discutir causas de congestionamento nasal e as consequências do uso inadequado de remédios
Apuração dos votos é feita em tempo real
Resultado das eleições pode ser acompanhado por aplicativos e plataforma do TSE na internet
Projeto visa recuperar direitos de servidores
Proposta assegura que o tempo de trabalho durante a crise sanitária da Covid seja contabilizado para a concessão de direitos como quinquênios e licenças-prêmio