Para celebrar os 30 anos do regimento de Polícia Montada (RPMONT), mais conhecida como Cavalaria da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES), a Assembleia Legislativa (Ales) realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira (1º). Ao todo, foram 36 oficiais homenageados com placas, além da entrega de um Título de Cidadão Espírito-Santanse e de um certificado.
O proponente da solenidade, deputado Coronel Alexandre Quintino (PDT), falou um pouco sobre o destacamento. “Ao longo destes quase 30 anos, o Regimento de Polícia Montada desenvolveu expertise, com destacado louvor em ações no policiamento ostensivo, no controle de distúrbios e na belíssima ação desenvolvida pela equoterapia junto à comunidade capixaba, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de necessidades especiais”, afirmou.
O parlamentar também destacou a eficácia da cavalaria em ações específicas. “A flexibilidade da cavalaria também torna possível empregar o RPMONT em diversas operações policiais como, por exemplo, as operações de policiamento montado, visando coibir os crimes contra o patrimônio nos principais centros urbanos da Grande Vitória”, apontou.
Além disso, Quintino citou as operações em aglomerados para o combate ao tráfico de drogas e homicídios nas localidades do Programa Estado Presente e as realizadas em eventos para atender ao chamado de todas unidades de área do estado. Segundo ele, “a ação de choque causada pela tropa montada da PM é indispensável em situações de controle de distúrbios civis”.
Fotos da sessão solene
Prevenção
O comandante da Cavalaria da PM-ES, tenente-coronel Giuliano Menegatti, falou sobre o importante trabalho desenvolvido pelo destacamento na prevenção de delitos. “Devido às características do policiamento montado, a gente está numa altura acima de uns 2,20 metros, a gente tem uma visão privilegiada. Ao mesmo tempo que enxergamos ao longe, a pessoa mal intencionada que está longe também nos enxerga, já causa prevenção”, pontuou.
“O próprio barulhinho da ferradura caminhando no asfalto já desperta a atenção e o som vai longe. A velocidade do nosso policiamento, o nosso cavalo que pesa em torno de 500 quilos, quando andando ao passo, atinge uma velocidade média de 6,5 a 7 Km/H, que é a velocidade ideal de policiamento para se obter realmente a prevenção, para evitar que o problema aconteça”, complementou.
O homenageado concluiu sua fala comparando a atuação do regimento com a ronda feita pelas viaturas. “Uma viatura quando passa devagar passa a 30, 40 Km/H. O policiamento montado proporciona a quem está montado e a quem está no nosso entorno a visualização do Estado ali. E isso faz com que aconteça a prevenção”, afirmou.
Homenageado com certificado
- Coronel da Reserva Remunerada Antonio Carlos Rocha Loureiro (in memoriam)
Homenageado com Título de Cidadão Espírito-Santanse
- Maxwell Lage
Homenageados com placas
- 1º Sargento Alberto Pereira da Silva
- 1º Sargento Maikonn Bandeira Amorim
- 1º Sargento Mark Leid Oliveira Silva
- 2º Sargento Ademir do Nascimento
- 2º Sargento Alexsandro da Silva
- 2º Sargento Genair Antônio Vieira
- 2º Sargento José Ferreira Corrêa
- 2º Sargento Romar Lopes
- 3º Sargento Cláudia Cristina da Victória
- 3º Sargento Emílio Henrique de Lima
- 3º Sargento Eugênio José Pedruzzi
- 3º Sargento Renato Augusto Vieira Cavassani
- 3º Sargento Sandra Maria Ribeiro dos Santos Ataide
- 3º Sargento Sandro da Rocha Ribeiro
- 3º Sargento Vanderleia Maria Inacio
- Cabo Antônio Max Dos Santos
- Cabo Carlos Alberto Rosa
- Cabo Christiano Naitzel Neto
- Cabo Gildeon Rodrigues De Sousa
- Cabo Leandro Ceolin Melo
- Cabo Lucanza Paulo Lobato Gondim
- Capitão Carlo Marx Orlandi Rocha
- Capitão Emerson Bravin
- Capitão Olival Martinelli Tristão De Oliveira
- Capitão Quadro de Oficiais de Administração RR José Frassi
- Capitão Ramon Calmon Quedevez Barroso Gomes
- Coronel Márcio Eugênio Sartório
- Coronel Paulo César Garcia Duarte
- Coronel RR Carlos Henrique Pereira França
- Major Sidney de Almeida Celante
- Major Veterinário RR João Luiz Leite Pacheco
- Major Warner Di Francesco Belém
- Soldado Achley Ravena de Mattos
- Subtenente Deiner Campos Campelo
- Tenente Coronel Giuliano Menegatti
- Tenente Quadro de Oficiais de Administração Bruno Ricardo Schelemberg