O deputado Doutor Hércules (Patri) repercutiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, segundo o qual, a cada hora, três pessoas têm seus membros inferiores amputados no Brasil. O estudo foi realizado entre os anos de 2012 e 2021 e revela que a diabetes está entre os principais fatores de risco.
“Especialmente para diabético, pois é muito comum uma ferida crônica acabar levando à amputação de um pé ou uma perna. Mais de 245 mil brasileiros tiveram os membros inferiores amputados no período avaliado”, revelou o parlamentar.
O médico explicou que a situação ficou ainda mais complicada durante a atual crise sanitária. “Durante a pandemia nós tivemos um aumento de amputação e de perdas. É muito difícil uma pessoa já geralmente com certa idade ter de conviver com próteses, ou com uma muleta, é realmente muito difícil para todos da família”, afirmou.
O deputado lembrou que a doença pode causar outros problemas. “A diabetes, além de ser responsável pela amputação de membros inferiores, pé e perna, também é responsável por algumas cegueiras, tem pessoas que estão ficando cegas por causa da diabetes”, lamentou.
“Então é preciso que você possa vigiar a sua saúde, é muito simples você fazer esse exame de sangue, e não faça só a glicemia de jejum não. A glicemia de jejum te dá o parâmetro daquele momento. Faça a glicemia glicada ou glicolisada, porque aí você tem um parâmetro do comportamento da sua taxa de glicose pelo menos nos últimos três meses. Esse é o exame importante que você deve fazer”, concluiu.
Álbum de fotos da sessão ordinária
Comendas
A sessão ordinária desta quarta-feira foi paralisada para que deputados fizessem a entrega de comendas a pessoas que se destacaram em diversas áreas no Espírito Santo.