Comenda na educação é entregue na Assembleia

Trinta educadores e empresários do ramo receberam a Comenda Chanceler Waldeth Nunes Theodoro em sessão solene nesta terça de manhã

Por Larissa Lacerda, com edição de Angèle Murad

Pessoas em pé atrás de mesa do Plenário
É de Mameri a iniciativa de homenagear profissionais da educação / Foto: Tonico

Profissionais da área da educação foram homenageados em sessão solene na manhã desta terça-feira (28). Ao todo, 30 educadores e empresários foram agraciados com a Comenda do Mérito Legislativo Chanceler Waldeth Nunes Theodoro, instituída na Casa para homenagear trabalhadores de instituições educacionais que promovem o empreendedorismo e a inovação no Espírito Santo.

Requerida pela Mesa Diretora, a solene foi presidida pelo deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) autor da Comenda. “Agradeço a vocês por se doarem e contribuírem para a educação do nosso Estado. Profissionais reconhecidos pela missão de transformar a sociedade através da educação. A educação potencializa o indivíduo, desenvolve a autonomia, o senso crítico, prepara para o exercício da cidadania e abre portas para o mercado de trabalho”, destacou o deputado.

Fotos da sessão solene

A professora Maria da Graça Pinheiro, que atua há mais de 40 anos com educação, falou em nome dos professores homenageados.  “A educação é o pilar principal da sociedade e cidadania. Por meio dela tudo acontece. A educação nos liberta, nos torna soberanos. A educação nos transforma. É muito gratificante transformar a vida das pessoas e prepara-las para o futuro”, declarou.

Já a secretária de Educação da Serra, Fabiana Negreli Passos Moreira, discursou em nome dos secretários municipais presentes. Ela destacou os desafios de atuar na educação pública. “Me solidarizo aos gestores que ainda se encontram esperançosos e imbuídos de contribuir com as cidades as quais prestamos serviços. Quão melhor for nossa capacidade de prestar atuar com qualidade, maior o impacto que podemos gerar nos cidadãos. E essa homenagem chega com um toque muito especial, porque traz o nome de uma mulher que se dispôs de forma pioneira a transformar seu tempo, em um tempo em que as mulheres não tinha voz ou vez. De liderar pessoas sem perder a humanidade”, concluiu.

Waldeth Nunes Theodoro

Nascida em Colatina em 1929, Waldeth Nunes Theodoro dedicou sua vida à educação e desenvolvimento. Formada em Serviço Social, Filosofia, Ciências e Letras, com especialização em Administração Escolar, foi professora durante 30 anos em diversas instituições do estado. Em 1972, ela e o marido, Antário Alexandre Theodoro, a Faesa, hoje centro universitário. A instituição foi a primeira a ofertar o curso superior em Administração na Grande Vitória, com aulas à noite. Waldeth morreu em 2021. Ela completaria 92 anos nesta sexta-feira (1º).

Homenageados

1. Alexandre Nunes Theodoro
  2. Antário Alexandre Theodoro (in memoriam)
  3. Guilherme Alexandre Nunes Theodoro