Ales expõe trabalhos da artista Zeth Aguiar

Exposição "Terra plana: cartografias de uma pandemia" traz 26 obras que relacionam período de confinamento com embarcações e mapas

Por Aldo Aldesco, com edição de Nicolle Expósito

Homem e mulher observam e comentam exposição com quadros
Público pode conferir a exposição até o dia 29 de junho, no Pilotis da Ales / Foto: Lucas S. Costa

Foi aberta nesta segunda-feira (20) a exposição Terra plana: cartografias de uma pandemia, da artista plástica capixaba Zeth Aguiar. A mostra está localizada na Galeria Elpídio Malaquias, no Pilotis da Assembleia Legislativa (Ales), e vai até o dia 29 de junho. A exposição tem a organização da Comissão de Cultura e Comunicação Social da Ales, presidida pela deputada Iriny Lopes (PT).

São 26 obras que interpretam e relacionam o período de confinamento da pandemia do coronavírus com mapas, mares, embarcações, símbolos de navegação e diferentes civilizações. Cada peça da exposição corresponde a uma região do planeta, com seus barcos, não necessariamente representando os tempos atuais. Por exemplo, no Caribe, navegam embarcações piratas da época colonial.

Metáfora da pandemia

De acordo com a autora, a exposição é uma metáfora do período pandêmico e as restrições que o confinamento provocou em toda a sociedade. “No meu isolamento por causa da pandemia, comecei a pintar mapas e fazer ligações desses mapas com a comunicação feita por outros meios que não os meios diretos, mas por telefone, WhatsApp, lives. A partir daí o trabalho foi tomando corpo, ganhando um conceito dentro de mim, uma visão do mundo fechado. O barco tem um significado de esquife [pequenas embarcações]. É um espaço fechado, com água por todos os lados. Dali você não pode sair”, explicou.

Zeth Aguiar afirmou que a ideia de fazer um mapa-múndi foi sendo construída no decorrer do trabalho, à medida que incorporava novos ingredientes, como símbolos de navegação, acrescentando regiões, até culminar com um mapa com todos os continentes e barcos. “Cada barco tem a ver com cada cultura. O mapa é uma superfície bidimensional. Tem todo um movimento terraplanista. Mas minha terra plana tem a ver com o mapa. A nossa Terra ficou planificada, sem profundidade, perdemos uma terceira dimensão, que é a dimensão do abraço, da presença”, analisou.

A técnica da pintura inclui acrílico sobre tela, montagens gráficas de carimbos e colagens com papel.

Comissões: Cultura
Governo propõe auxílio para atingidos por chuvas
Projeto enviado à Assembleia retoma Cartão Reconstrução e prevê ajuda temporária de até R$ 3 mil para famílias de baixa renda atingidas por desastres naturais
Marino presta contas de trabalho à frente da Sesa