CPI resgata cães em situação de abandono em Cariacica

Animais estariam sendo usados para fazer segurança em imóvel que estava fechado no bairro Alto Laje

Por Redação Web Ales, com informações da assessoria de imprensa da CPI e edição de Nicolle Expósito

Cachorro
Animais estavam em ambiente sujo, sem água nem comida / Foto: Assessoria da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com a fiscalização animal da Prefeitura de Cariacica, realizou na manhã desta terça-feira (14), uma diligência para apurar denúncia de abandono e maus-tratos contra dois cães no bairro Alto Laje.

Conforme a presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PSB), os animais estavam em situação de abandono no imóvel de dois pavimentos. “O local era insalubre, os cães estavam em meio às fezes e urina, sem a presença de comida e água. A cadela estava desnutrida e os dois animais estavam com a infestação de carrapatos”, detalhou.

Ainda conforme a parlamentar, os animais faziam a segurança do imóvel, que estava fechado. “É inadmissível que as pessoas usem os animais para fazer a segurança de suas casas e não se preocupem com a saúde deles. Deixar animais em meio à sujeira, sem água e comida, caracteriza crime de maus-tratos”, disse Janete de Sá.

Com a ajuda de um vizinho, os animais, uma fêmea da raça Pitbull e um macho da raça American Bully, foram retirados do imóvel e encaminhados a uma clínica veterinária conveniada da Prefeitura de Cariacica para tratamento e, posteriormente, para a adoção responsável.

A ação agora é voltada a identificar o dono do imóvel para que ele seja responsabilizado criminalmente. O coordenador de fiscalização animal da Prefeitura Municipal de Cariacica, Lucas Ferreira e Silva, estabeleceu uma multa de R$ 3.100 ao proprietário do imóvel pelo abandono e maus-tratos dos animais. Ele só não foi preso em flagrante porque não havia ninguém no local no momento da operação.

Denúncias de maus-tratos contra os animais podem ser encaminhadas para o e-mail defesadosanimaises@gmail.com

Matéria veda homenagem a escravocratas
Prédios públicos também não poderão ter o nome de defensores da ditadura militar, nazistas, condenados por racismo, entre outros
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH