O Dedo de Prosa, programa da TV Assembleia que destaca a literatura produzida no Espírito Santo, recebe nesta sexta-feira (10) a poeta Larissa Pinheiro, que estreia no mundo literário com o livro “Janela da Alma”. Universitária e modelo, ela começou a escrever aos 12 anos de idade e sua primeira publicação reflete o amadurecimento da escritora em uma década. A edição inédita vai ao ar às 13 horas, com reprise às 18h30, 21 horas e 23h15.
A obra foi lançada em 2019 em edição artesanal, chamada cartonera. Trata-se de um processo de confecção manual que possibilita, além da reutilização de papel reciclado, a edição de pequenas tiragens e a comercialização de livros por preços mais baixos.
Larissa conta que descobriu o gosto pela leitura na escola pública, quando cursava a 6ª série do ensino fundamental. Segundo ela, uma professora sempre levava uma caixa de livros para a sala de aula e, assim, ela conheceu autores como Cora Coralina, em quem se inspirou. Outra inspiração para as poesias de Larissa foi a capixaba Elisa Lucinda. Ela foi referência para a jovem poeta tanto nas letras quanto na militância contra o racismo, especialmente sofrido por mulheres negras na literatura.
Pesquisa da Universidade Nacional de Brasília sobre livros editados entre 1965 e 2014 concluiu que 90% dos escritores brasileiros são homens e 70% brancos. Como negra e mulher, Larissa conta que se sentiu à margem desse mercado e utilizou as redes sociais para declamar suas poesias. “Eu fazia sarau digital”, explica.
Acompanhe
O programa Dedo de Prosa vai ao ar pela TV Assembleia nos seguintes canais: na Grande Vitória 3.2, (aberto e digital); 319.2 (GVT); 12 (NET); 23 (RCA) e 519.2 (Sky). Nos horários de exibição, o programa também é transmitido pela internet, no canal da Assembleia no YouTube. Outras entrevistas estão disponíveis na playlist do YouTube.