A Frente Parlamentar de Valorização dos Policiais e Bombeiros faz sua segunda reunião na quarta-feira (8). No encontro, às 14 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, o colegiado receberá representantes das forças de segurança pública para debater a “defasagem histórica” na remuneração conforme consideram as categorias. O tema interessa diretamente 13 mil servidores efetivos da ativa.
Por conta disso, argumenta o presidente da FP, Delegado Danilo Bahiense (PL), profissionais acabam migrando para outros estados em busca de melhores condições de trabalho, como é o caso dos peritos oficiais criminais. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que a remuneração inicial no Espírito Santo está entre as piores do Brasil, conforme o parlamentar.
“É impressionante, por que um mesmo profissional, com os mesmos conhecimentos e funções, recebe R$ 22.700,53, no estado de Roraima, enquanto aqui no Espírito Santo este perito oficial criminal ganhava R$ 5.793, conforme as informações do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, indaga o parlamentar.
Na primeira reunião os participantes pediram que o governo do Estado abra um canal de comunicação com as categorias. Houve reclamações dos vencimentos pagos atualmente. A ideia é que a frente parlamentar possa condensar as demandas e apresentá-las ao Executivo.
Saúde
A Comissão de Saúde realizará duas reuniões na terça (7), no Plenário Rui Barbosa. Às 9 horas, os deputados se reúnem de maneira ordinária para debater o procedimento de ozonioterapia na saúde pública estadual. Para falar sobre o tema, o colegiado terá a presença do farmacêutico e fisioterapeuta Márcio Emílio Chaves Vieira.
A ozonioterpia consiste em injetar no corpo do paciente o ozônio, um gás com três moléculas de oxigênio (O3). A técnica é polêmica. Defensores afirmam que ela contribui para a melhoria do sistema imunológico. Mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) considera a terapia experimental, ou seja, não é reconhecida para o tratamento de doenças, embora possa ser adotada para outros fins.
Na reunião extraordinária da comissão, às 10 horas, o cirurgião plástico Ariosto da Silva Santos Filho falará sobre a prevenção de queimaduras. No ano passado o especialista falou do aumento de queimaduras causadas por álcool na pandemia devido à venda do álcool a 70%.
Agenda de comissões
Segunda (6)
11h - Reunião ordinária híbrida da Comissão de Segurança - Plenário Dirceu Cardoso
12h15 - Reunião ordinária da Comissão de Educação - Plenário Rui Barbosa
13h30 - Reunião ordinária híbrida da Comissão de Finanças - Plenário Dirceu Cardoso
Terça (7)
9h - Reunião ordinária da Comissão de Saúde - Plenário Rui Barbosa
10h - Reunião extraordinária da Comissão de Saúde - Plenário Rui Barbosa
13h30 - Reunião ordinária híbrida da Comissão de Justiça - Plenário Dirceu Cardoso
Quarta (8)
12h10 - Reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente - Plenário Rui Barbosa
14h - Frente Parlamentar de Valorização Salarial de Policiais e Bombeiros - Plenário Dirceu Cardoso
Quinta (9)
15h - Frente Parlamentar do Terceiro Setor - Plenário Dirceu Cardoso
19h - Audiência pública da Comissão de Proteção a Criança e Adolescente - Auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha