Médicos recebem Comenda Dr. Afonso Schwab

Durante entrega da honraria, profissionais relataram dificuldades enfrentadas atualmente, como falta de segurança jurídica e desvalorização da categoria

Por Silvia Magna, com edição de Marcos Bonn

Deputado entrega comenda
Hudson Leal cobrou união da categoria para superar os desafios / Foto: Lucas S. Costa

A insegurança jurídica no exercício da Medicina e a desvalorização dos médicos capixabas pautaram a sessão solene realizada pelo deputado Hudson Leal (Republicanos) em homenagem a esses profissionais. No evento, realizado nesta quinta-feira (1°), 25 trabalhadores foram contemplados com a Comenda do Mérito Legislativo Dr. Afonso Schwab.

Confira as fotos da sessão solene

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2018, o Espírito Santo contava com mais de 9,6 mil médicos para atender a população, ou seja 2,4 médicos para cada mil habitantes. Mas o parlamentar criticou a precarização que a categoria enfrenta no estado. Segundo ele, empresas têm se instalado aqui atraídas unicamente pelo lucro.

“É muito triste ver o que está passando a Medicina no Espírito Santo. Nós precisamos muito estar unidos, é um desabafo. No final, o interesse financeiro se sobrepõe a nós, profissionais. Perdemos muitos colegas na pandemia e o médico não teve medo de enfrentar a doença”.

Médico há quatro décadas, o gastroenterologista Oswaldo Luiz Pavan Júnior endossou as críticas de Leal. Ele acredita que apenas a união dos profissionais poderá fazer frente a essa situação. “Estamos sem nenhuma segurança jurídica. O lucro está acima do trabalhador e nós, médicos, precisamos nos unir”, afirmou.

Wellington Menelli Pioto é presidente da Sociedade de Anestesiologia do Espírito Santo (Saes) e falou em nome dos homenageados. Ele ressaltou a força da categoria durante a pandemia.

“A todos os homens, alguns valores são comuns, como crescer, casar, ter família e uma casa. Porém, os valores mais questionados e mais importantes são os de dar propósito à existência. Não há gratificação maior do que dar a gratificação aos seus propósitos. Foram os dois últimos anos muito difíceis, ficamos vulneráveis. Seguramos muitas vezes emoções e até o choro. Demonstramos força a todo tempo”, declarou.

Dr. Afonso Schwab

Afonso Schwab foi considerado um dos maiores neurologistas do Espírito Santo. Atuou em todo o estado, principalmente no município de Serra. Na década de 1950 foi candidato ao Executivo estadual, mas não foi eleito. Foi professor de Medicina.

Confira a lista de homenageados

1. Alexandre Augusto Ruschi Neto
  24. Tathiana Resende Gava Venturin
  25. Wellington Menelli Pioto