O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) protocolou o Projeto de Resolução (PR) 9/2022, que institui a Comenda do Mérito Legislativo Chanceler Waldeth Nunes Theodoro. O objetivo é homenagear trabalhadores de instituições educacionais que promovem o empreendedorismo e a inovação no Espírito Santo. Há pedido para tramitação em regime de urgência da proposta.
Segundo o PR, 30 pessoas deverão ser agraciadas com a comenda e a sessão solene destinada à entrega da homenagem deverá ser realizada preferencialmente no dia 1º de julho, data de aniversário da patronesse.
Nascida em Colatina em 1929, Waldeth Nunes Theodoro dedicou sua vida à educação e desenvolvimento. Formada em Serviço Social, Filosofia, Ciências e Letras, com especialização em Administração Escolar, foi professora durante 30 anos em diversas instituições do estado.
Mãe de quatro filhos, em 1972, fundou ao lado do marido Antário Alexandre Theodoro a Faesa, considerada pelo Ministério da Educação (MEC) um dos melhores centros universitários do país. A instituição foi a primeira a ofertar o curso superior em Administração na Grande Vitória, com aulas à noite. Waldeth morreu em 2021, aos 91 anos.
“A professora Waldeth Nunes Theodoro foi uma mulher à frente do seu tempo e trilhou o seu caminho profissional ressignificando o papel social da mulher, numa época em que a maioria se dedicava apenas às tarefas do lar. Ocupou com sabedoria os espaços na sociedade. Construiu sua família baseada no trabalho e no respeito ao próximo. Exemplo de mulher vitoriosa para toda a sociedade, ela nos deixa um legado de empreendedorismo e, acima de tudo, de humanidade. Sua história de vida é perpassada por valores que hoje integram os pilares da instituição que fundou”, destaca Mameri na justificativa da proposta.
Tramitação
As comissões de Justiça, Educação e Finanças emitirão parecer sobre a matéria.