Sessão solene celebra Dia da Enfermagem

Representantes de todas as regiões capixabas lotaram o Plenário Dirceu Cardoso para celebrar a data e cobrar melhorias para a categoria

Por Silvia Magna, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 1 mês

Pessoas sentadas e de costas no Plenário Dirceu Cardoso
Com o plenário lotado, Assembleia homenageou enfermeiros / Foto: Ana Salles

Para marcar o Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio), a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, deputada Janete de Sá (PSB), homenageou 43 profissionais com certificados e com a Comenda Laurinda Sebastiana do Espírito Santo. A sessão solene aconteceu na noite de quarta-feira (11), no Plenário Dirceu Cardoso. 

Álbum de fotos da solene

A solenidade lotou o Plenário Dirceu Cardoso e, segundo Janete, teve como finalidade reconhecer a importância dos profissionais que trabalham na linha de frente em hospitais e unidades de saúde e que se destacaram durante a pandemia do novo coronavírus. Representantes de todas as regiões capixabas participaram do evento. 

“Eu sou técnica de enfermagem há 23 anos e eu não conseguiria ser outra coisa. É o que eu amo ser e fazer. Cuidar das pessoas é dar amor sem esperar nada em troca”, relatou Ivana Espíndula Gonçalves, de Santa Maria de Jetibá.

Pautas

A parlamentar pediu a união da categoria em torno de pautas que estão tramitando no Congresso Nacional, como o Projeto de Lei 2.295/2000, que é de autoria do ex-senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e trata da carga horária de 30 horas semanais. Outra reivindicação dos profissionais é a sanção do PL 2.564/20, iniciativa do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que fixa o piso salarial da enfermagem. Essa matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e aguarda análise do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“Eu sou enfermeira formada pela Ufes. Conheço bem as necessidades e as dificuldades que os profissionais de enfermagem enfrentam no dia a dia. Nossa luta não é apenas uma questão financeira, mas de reconhecimento pelo esforço que essa profissão demanda. São trabalhadores que deixam suas casas, seus filhos para cuidar com amor e dedicação a qualquer pessoa que necessita. Muitas vezes faltam condições dignas de trabalho.

Precisamos aprovar as 30 horas porque é o correto. Conseguimos fixar o piso salarial da enfermagem, mas necessitamos que essa lei seja sancionada com urgência, porque não dá mais para esperar.  Os profissionais da enfermagem precisam se politizar mais e se unir em torno desses interesses”, declarou Janete em seu pronunciamento. 

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem  (Coren/ES), Andressa Barcellos de Oliveira, exaltou a dedicação de enfermeiros e técnicos durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Todo profissional de saúde enfrenta um sistema injusto e, ainda assim, esquece de si para cuidar e salvar vidas. Esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas o mais breve possível e que esses trabalhadores passem a ser vistos com a valorização e o reconhecimento que merecem”, afirmou. 

História da enfermagem

Historiadores defendem a tese de que o ofício de enfermagem surgiu antes da era cristã, sendo as técnicas aplicadas por homens e mulheres que cuidavam de enfermos. Em outras épocas, sacerdotes já conheciam princípios básicos da enfermagem. Na Europa, durante a Revolução Industrial, a enfermagem ganhou os primeiros traços de profissão.

No século XIX, o exercício da atividade teve como destaque duas mulheres que nasceram na mesma época e em países diferente: a italiana Florence Nightingale e a brasileira Anna Neri. Conhecida como “Mãe da Enfermagem”, Florence atuou como enfermeira em instituições de caridade. 

Já a baiana Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Ana Neri, atuou na Guerra do Paraguai, auxiliando os feridos nos hospitais de batalha. Em homenagem a Neri, falecida em 1880, o então presidente da República Getúlio Vargas assinou, em 1938, o Decreto 2.956, instituindo o Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

Enfermeiros homenageados com Comenda Laurinda Sebastiana do Espírito Santo

  1. ALEXANDRE LUÍS DA ROCHA
  2. ANELISE NUMES MORAES
  3. BRAZ SIMÃO BALDOTTO FILHO
  4. CARLA NOVAES RODRIGUES
  5. CLAUDIA ANTUNES
  6. CRISTIANE DIAS MOURA
  7. ÉRICA ALVES MODESTO DA SILVA
  8. GLEICE KELY MORENO VIEIRA DE MORAES
  9. JEFFERSON  PIOL LOCATELI  
  10. JESSICA  ALVES SCARPI  BELIZÁRIO  
  11. JOICE DE PAULA DEL ESPOSTE
  12. JORGE GUIMARÃES DE SOUZA
  13. JOZIMAR BRAGA MOREIRA  
  14. JULIANA BITTLER SIQUEIRA 
  15. KARINA MÁRCIA OLIVEIRA PIMENTEL
  16. LARISSA SOARES DELL'ANTONIO
  17. LIVIAN MARIA COUTO DE CARVALHO
  18. LUIZA HELENA DE OLIVEIRA CAPILLA
  19. MÁRCIA MATHEUS
  20. MARIA LUCIANA DOS SANTOS  CABRAL
  21. MARY HELLEN JUNGER COSTA QUEIROZ
  22. MAURÍCIO DE ALMEIDA AGUIAR
  23. MÔNICA ROCHA TEIXEIRA
  24. NÚBIA NAMIR LARA LOPES,
  25. PRISCILA GONÇALVES RAMALHO BATISTA
  26. PROF JOSÉ CARLOS ABREU DE CARVALHO
  27. PROFª ELIANA DE PAULA SANTOS 
  28. RAFAELA MEIRELLES RAVANI
  29. RODRIGO MARCHIORI DE FREITAS
  30. RODRIGO LEITE LOCATELLI
  31. TH MARA KELLEY GOMES
  32. WALESKA TATIANA NASCIMENTO SANT’ANNA DIOGO

 
Técnicos de enfermagem agraciados com certificado

  1. CLAUDETE MOREIRA DA COSTA
  2. DANÚBIA CRISTINA BOTELHO
  3. FLORISBELA ZAGER STEIN
  4. INGRID DO CARMO OLIVEIRA
  5. IVANA ESPÍNDOLA GONÇALVES
  6. JOSSELIA DE JESUS FERREIRA
  7. LIDIANE MERLO HUNGARO ESTEVES
  8. SANDRA DOSSI CROCE
  9. SILVIA ARRUDA
  10. VITOR BOAMORTE SILVA
  11. ZILMA DA SILVA PEREIRA
Deputados: Janete de Sá
PLs incluem estradas do sul em plano estadual
Quatro vias em Cachoeiro, uma em Alegre e outra em Vargem Alta podem passar a fazer parte da malha rodoviária estadual
Doutor Hércules alerta para risco da diabetes
Parlamentar repercutiu, na sessão, dado da Sociedade Brasileira de Angiologia sobre amputação em decorrência da doença 
PLC fixa número de policiais por habitante
Proposta começou a tramitar na sessão ordinária desta quarta, quando também foi lido projeto que reduz o ICMS da gasolina
Farmácias seguem tendo que informar sobre ofertas
Ales manteve veto do governo a projeto que desobriga segmento farmacêutico de informar ao consumidor comparativo com o preço anterior ao promocional
PLs incluem estradas do sul em plano estadual
Quatro vias em Cachoeiro, uma em Alegre e outra em Vargem Alta podem passar a fazer parte da malha rodoviária estadual
Doutor Hércules alerta para risco da diabetes
Parlamentar repercutiu, na sessão, dado da Sociedade Brasileira de Angiologia sobre amputação em decorrência da doença 
PLC fixa número de policiais por habitante
Proposta começou a tramitar na sessão ordinária desta quarta, quando também foi lido projeto que reduz o ICMS da gasolina