CPI resgata cachorros em situação de maus-tratos

Animais estavam em residência no bairro Ponta da Fruta

Por Redação Web Ales, com informações da assessoria de imprensa da CPI e edição de Nicolle Expósito

Cachorros de pelo preto em situação de maus-tratos
Animais foram encaminhados para cuidados veterinários e, posteriormente, irão para lares temporários / Foto: Reprodução

Sete cachorros foram resgatados na tarde desta sexta-feira (6), em ação da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e apoio da Polícia Militar. Os animais estavam em um imóvel no bairro Ponta da Fruta.

“No local, com autorização do proprietário, nos deparamos com sete cachorros sozinhos, em condições insalubres, sujos, com pelagem muito embaraçada, sem alimentação e água caracterizando crime de maus tratos. Um dos animais estava com a pata quebrada”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá (PSB).

O coordenador do Centro de Bem-Estar Animal de Vila Velha, médico veterinário Celso Christo, atestou as condições de maus-tratos dos animais e a tutora dos cachorros, uma aposentada, de 71 anos, foi conduzida ao Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha. Vídeo divulgado pela CPI mostra a situação em que os cachorros se encontravam quando foram resgatados.

A aposentada não apresentou qualquer cartão de vacina dos animais e disse que eles estavam bem. Ela alegou que saiu do imóvel no dia anterior por determinação do proprietário.

Os animais foram encaminhados para tratamento, através do contrato da Prefeitura de Vila Velha com um hospital veterinário. Posteriormente, os cachorros serão direcionados para lares temporários.

Denúncias

O crime de maus-tratos contra cães e gatos, prevê pena de prisão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda do animal, conforme dispõe a Lei 14.064/2020.

As denúncias devem ser encaminhadas à CPI pelo e-mail defesadosanimaises@gmail.com

Marino presta contas de trabalho à frente da Sesa
Em audiência, secretário de Saúde em exercício falou sobre pandemia, imunização contra Covid e outras doenças, investimentos públicos e judicialização
Lei põe fim aos fogos de artifício barulhentos