Esgoto: Cesan confirma fim de obras em um ano

Cronograma foi apresentado em reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto, em Vila Velha

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito

Pessoas reunidas em área aberta
Moradores de bairros de Vila Velha e Guarapari aguardam conclusão de serviço iniciado em 2014 / Foto: Gleyson Tete

Representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) confirmaram o término das obras de saneamento básico entre bairros de Vila Velha e Guarapari num prazo de 12 meses. A afirmação foi feita em reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto no Espírito Santo, realizada na tarde desta quarta-feira (27), em Ponta da Fruta, Vila Velha, que contou com a presença de lideranças de diversos bairros da região.

Segundo o gerente de obras da Cesan, Daniel Caulyt, as obras englobam 12 bairros e iniciaram em 2014, mas ocorreram problemas de continuidade dos trabalhos por conta do abandono de duas empresas, que foram punidas e suspensas de licitações no Espírito Santo. Agora, com a nova licitação vencida por um consórcio, o contrato prevê que as obras sejam finalizadas dentro de um ano.

Caulyt disse entender as reclamações da população, mas assegurou que após o término das obras o atendimento da Cesan na região vai melhorar bastante. “Os problemas causaram transtorno para a Cesan e para os moradores. Hoje temos 85% das redes prontas. Vamos finalizar esses 15% das redes, ligações e demais empreendimentos, como as estações de bombeamento, que bombeiam o esgoto para a estação de tratamento”, explicou.

A presidente do Movimento Comunitário de Ponta da Fruta, Dilcineia Rocha, a Neinha, falou que a comunidade espera o fim das obras para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “São muitos problemas, como esgoto no meio da rua e as ligações indevidas que prejudicaram bastante. A gente espera que a obra seja executada o mais rápido possível", frisou.

De acordo com ela, após reunião da frente da Assembleia Legislativa (Ales), em fevereiro deste ano, o fornecimento de caminhões sugadores pela Cesan passou a ser efetuado em quantidade e frequência mais adequadas. Além das obras, Neinha destacou que a comunidade espera melhorias na localidade como uma compensação ambiental pelos contratempos causados. “São muitos transtornos durante quase uma década”, enfatizou.

O presidente do colegiado parlamentar, deputado Gandini (Cidadania), contou que a atividade é um desdobramento do encontro promovido pelo Legislativo capixaba. Ele mostrou otimismo com as informações prestadas durante o evento. “A empresa já fez a mobilização e iniciou algumas ações”, comemorou.

Além dos citados, participaram do encontro o vereador por Vila Velha Joel Rangel (PTB); o deputado estadual Doutor Hércules (Patri); o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Pablo Andreão; a representante de Recanto da Sereia, Fátima Caus; o presidente da Associação de Moradores de Nova Ponta da Fruta, Nilson Cardoso; o secretário adjunto de Meio Ambiente de Guarapari, Murilo Tardim; e a subsecretária de Meio Ambiente de Vila Velha, Isabela Igreja.

First slide
Governo propõe auxílio para atingidos por chuvas
Projeto enviado à Assembleia retoma Cartão Reconstrução e prevê ajuda temporária de até R$ 3 mil para famílias de baixa renda atingidas por desastres naturais
Marino presta contas de trabalho à frente da Sesa