A Polícia Militar do Espírito Santo completou, no último dia 6 de abril, 187 anos. Para comemorar a data foi realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa, com homenagens a diversos policiais. Eles receberam a Comenda Alferes Tiradentes pela prestação de valiosos serviços e ações meritórias à sociedade capixaba.
A solenidade foi proposta pelo deputado Capitão Assumção (PL). “Hoje é uma noite de festa, de reconhecer o trabalho, a dedicação e a coragem de homens e mulheres que atuam para proteger a sociedade”, afirmou.
Álbum de fotos da solene
O soldado Higor Lacerda da Cruz foi um dos homenageados. Ele destacou que o reconhecimento é de grande importância. “Deixamos nossas famílias e vamos atuar nas ruas, combatendo o perigo, sem saber o que nos aguarda, e muitas vezes ainda somos julgados pela sociedade, pela mídia”, disse.
Valorização
Autoridades policiais e parlamentares participaram da sessão. O tenente-coronel José Augusto Piccoli ressaltou a importância de celebrar a dedicação de pessoas que entregam suas vidas para o Estado, para a sociedade, que muitas vezes não as compreendem. “A vida do policial e do bombeiro militar não tem preço, só quem dá valor é o familiar. Nós temos problemas que precisam ser solucionados: absenteísmo, depressão, ataques cardíacos, suicídio... A sociedade precisa ver com outros olhos esses homens e mulheres de valor”, pontuou.
O deputado Torino Marques (PTB) ponderou que os policiais são uma das categorias de servidores públicos mais importantes do nosso dia a dia, mas que são muitas vezes desprestigiados e desvalorizados.
“Vocês matam um leão por dia para proteger a sociedade. E o contingente está defasado, é impossível fazer um patrulhamento efetivo. Que essas dificuldades sirvam de alerta para abrir os olhos de todos”, defendeu. Também participaram da solene os deputados Hudson Leal (Republicanos) e Vandinho Leite (PSDB). Já o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) não pôde estar presente, mas mandou uma mensagem que foi transmitida durante o evento.
Houve também apresentação da Banda da Polícia Militar e de um louvor em homenagem aos policiais. Confira os nomes dos homenageados.
Comenda Alferes Tiradentes
- Terceiro-sargento Leive Ferreira Luz
- Tenente-coronel Welington Barbosa Pessanha
- Cabo Valcilene Neumann Pacheco
- Cabo Manoel dos Reis Corrêa (in memorian)
- Soldado Higor Lacerda da Cruz
- Soldado Nestor Oliveira Bernardino
- Soldado José Geraldo de Sá Júnior
- Cabo Acácio Vieira Gomes
- Soldado Alexandre Dimas Santos Reis
- Coronel Ladislau Paulino Campos
- Coronel Júlio Cezar Costa
- Soldado Calebe Vaz Mota
- Sargento Marco Antonio România (in memorian)
- Cabo Thiago Lauro Gobbi
- Terceiro-sargento Earles Manzoli Monteiro
- Terceiro-sargento Ranilson Ferreira Soares (in memorian)
- Terceiro-sargento Juliano Alves Marques da Silva
- Cabo Ronniery Vieira Peruggia
- Soldado Pedro Lourencini Lopes Silva
- Terceiro-sargento Sandra Angélica Rodrigues Calixto
- Primeiro-sargento Orlando José Santos Telles
- Cabo Thiago Hipólito Lima
- Cabo Patrício Grippa
- Soldado Stephan Miranda dos Santos
- Primeiro sargento Sebastião Ferreira Sobrinho
- Terceiro-sargento Ailton Neres dos Santos
- Cabo Mateus Oliveira Gobbo
- Cabo Fábio Freitas Matos
Placa de honra
- Glaydson Alvarenga Soares (Pajé)
- João Manoel Lima Araújo