Deputados alertam sobre preservação da água

Gestão dos recursos hídricos, retorno de descida ecológica e reparação de afetados por rompimento de barragem foram temas abordados em discursos nesta segunda (21)

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito

Deputado Doutor Hércules fala em microfone
Doutor Hércules cobrou retorno da descida ecológica do Rio Jucu / Foto: Ellen Campanharo

A importância desta semana em que se comemora na terça (22 de março) o Dia Mundial da Água foi destacada em discursos no plenário. Graduado em Geografia, o deputado Sergio Majeski (PSB) explicou que apesar de 70% da superfície terrestre ser composta por água, apenas 3% se constitui de água doce.

Majeski citou que a água disponível para consumo humano e para a produção de bens e alimentos é “muito mal distribuída” no mundo. Mas ressaltou que o Brasil é privilegiado nesse aspecto, já que dispõe de 12% das reservas de água doce do planeta. Isso se deve, principalmente, à Bacia Amazônica e aquíferos, como o Guarani, que abrange áreas do Sudeste, Sul e Centro-oeste; e o de Alter do Chão, na região amazônica.

O Rio Amazonas, prosseguiu o parlamentar, despeja no Oceano Atlântico 20% do total de água de todo o mundo, mas se trata de uma água que a maior parte do Brasil não pode utilizar devido à distância territorial. Conforme Majeski, um dos graves problemas de abastecimento no país está relacionado ao fato de que onde há grandes concentrações humanas, a quantidade de água para consumo é muito pouca.

No caso do Espírito Santo, alertou o deputado, mesmo sendo um estado menos populoso, a ameaça de falta de água é constante, pois a Grande Vitória é abastecida basicamente pelos rios Jucu e Santa Maria. “O que me preocupa é que nada praticamente tem sido feito pelo governo para a preservação desses mananciais, que necessitam, em sua maioria, de dragagens, despoluição e recuperação de matas ciliares”, lamentou.

Fotos da sessão ordinária

Descida do Jucu

Doutor Hércules (MDB) cobrou do governo estadual o retorno do apoio para que as descidas ecológicas do Rio Jucu voltem a ser feitas anualmente. Ele citou que o evento acontecia há décadas, sempre na semana de 22 de março por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

“É uma forma de fiscalizar. Nessas descidas, por diversas vezes, pudemos ver e denunciar a degradação e a quantidade enorme de esgoto que são jogados no Rio Jucu, colocando em risco a sua sobrevivência”, relatou.

Já o deputado Luiz Durão (PDT) destacou a importância da Semana Legislativa de Proteção ao Rio Doce, que acontece no Auditório Augusto Ruschi, localizado no Pilotis da Assembleia Legislativa (Ales) até sexta-feira (25). Ele considerou que o evento é importante para que não haja esquecimento do que foi a tragédia do rompimento da Barragem da Samarco, em Mariana (MG), há mais de seis anos. Durão acrescentou que durante o evento serão ouvidas também as famílias ribeirinhas atingidas pela lama de rejeitos na extensão capixaba do Rio Doce, já que poucas foram indenizadas até o momento.

Servidores

Outro assunto que repercutiu na sessão foram os projetos encaminhados pelo governador Renato Casagrande que tratam da reestruturação de carreiras no funcionalismo público estadual.

Com a galeria do Plenário ocupada por lideranças de entidades representativas dos servidores, vários deputados manifestaram apoio no sentido de que o presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), inclua as iniciativas em tramitação na Ordem do Dia.

Houve manifestação de Iriny Lopes (PT), Janete de Sá (PMN), Torino Marques (PSL), Sergio Majeski (PSB), Capitão Assumção (PL) e Doutor Hércules (MDB).

Feminicídio

Também ganhou espaço no plenário o feminicídio ocorrido no domingo (20) em Santa Maria de Jetibá. O suspeito de cometer o crime é Valdenir Plaster, que teria atingido com um facão duas irmãs que tentavam socorrer a mãe, companheira do suspeito, no momento em que era agredida.

Angélica Oto, de 23 anos, enteada do suspeito, não resistiu aos ferimentos e morreu. A irmã dela, de 14 anos, e a mãe continuavam internadas no hospital da cidade em estado grave.

Os deputados Sergio Majeski, Adilson Espindula (PTB) e Janete de Sá cobraram a  prisão urgente de Valdenir Plaster. Os parlamentares lamentaram o fato e disseram que Santa Maria de Jetibá está abalada com o acontecimento.

Projeto visa recuperar direitos de servidores
Proposta assegura que o tempo de trabalho durante a crise sanitária da Covid seja contabilizado para a concessão de direitos como quinquênios e licenças-prêmio
Homens estão entre as principais vítimas de suicídio
Morte autoprovocada é quase quatro vezes maior entre homens e a terceira principal causa de óbito na faixa de 15 a 29 anos, apontam dados oficiais