Professores recebem Medalha Paulo Freire

Educadores e autoridades lamentaram ataques que o patrono da educação brasileira vem sofrendo nos últimos tempos

Por Redação Web Ales | Atualizado há 5 meses

Homenageada com o certificado nas mãos e rodeada de pessoas
Homenagem foi iniciativa do presidente da Comissão de Educação, Bruno Lamas / Foto: Ana Salles

O Plenário Dirceu Cardoso recebeu, na noite quinta-feira (16), professores e autoridades na homenagem ao centenário de Paulo Freire, que é o patrono da educação brasileira e é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. O evento foi proposto pelo deputado Bruno Lamas (PSB), que entregou 28 medalhas que levam o nome do educador. A honraria, instituída pela Resolução 3.125/2011, é concedida aos profissionais capixabas que se destacam na luta por uma educação de qualidade.

Fotos da sessão solene

Paulo Freire exerceu influência no movimento chamado pedagogia crítica. E seus ensinamentos ecoaram durante a solenidade na fala dos homenageados e convidados. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Gean Carlos de Jesus, lamentou que parte dos brasileiros não consiga reconhecer a importância de Freire. “Não foi Paulo Freire que estudou em Harvard. Foi Harvard que estudou Freire. E nesse momento não podemos permitir que esse legado seja borrado por alguns que tentam macular seu nome”, defendeu.

Já a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo destacou que, em tempos de ataques e fake news envolvendo o educador, a homenagem da Assembleia Legislativa foi muito importante. “Em tempos difíceis como este, uma sessão dessas é um ato de coragem. Paulo Freire é tão brilhante que carregar esta homenagem que recebi hoje é uma grande responsabilidade”, afirmou a ex-professora, homenageada com a medalha.

Em seu pronunciamento, o deputado Bruno Lamas citou vários trechos de Freire que pautaram a vida dele, mas deu ênfase ao ensinamento de que a educação é um ato de amor e de coragem. “Eu fui criado, com muito orgulho, por uma professora e eu aprendi com ela todo esse sentimento de que Freire falava. Por isso, hoje minha mãe Márcia Lamas também é homenageada nesse evento”, destacou.

Mesa

Os trabalhos da sessão solene foram conduzidos por Bruno Lamas. Também compuseram a mesa as seguintes pessoas: Nara Borgo, secretária estadual de Direitos Humanos; Juliano Pavesi Peixoto, presidente do Sindicato dos Professores do Estado; Valéria Dos Santos Rosalém, vereadora e presidente da Câmara de Ibiraçu; Márcia Lamas, presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação do Espírito Santo; Maria Cristina Rocha Pimentel, promotora de Justiça da Promotoria Regional Especializada em Educação da Grande Vitória; Michele de Oliveira Sampaio, secretária municipal de Educação de Vargem Alta; Marcelo Lírio, secretário municipal de Educação de Montanha.

A solenidade também contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola Belmiro Teixeira Pimenta, do bairro Eurico Salles, na Serra.

Homenageados

• Leonardo de Lima Oliveira
Deputados: Bruno Lamas
Solene homenageia defensores públicos