PL cria política de saúde mental em escolas

Estudantes, trabalhadores da educação, pais e responsáveis por alunos seriam contemplados com medida de atenção psicossocial nas comunidades escolares

Por Aldo Aldesco, com edição de Nicolle Expósito

Estudantes com mochilas nas costas andam abraçados
Infância e adolescência requerem atenção especial, argumenta deputado Dr. Emílio Mameri / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A promoção, prevenção e atenção psicossocial na comunidade escolar, envolvendo os trabalhadores da educação, alunos e familiares, em parceria com as áreas de saúde e assistência social. Esta é a proposta contida no Projeto de Lei (PL) 722/2021, apresentado pelo deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB).

O deputado, por meio desse projeto, propõe a instituição da Política Estadual de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O objetivo da iniciativa é promover a saúde mental, acesso à atenção psicossocial, sensibilização da comunidade escolar em torno da questão e garantir a capacitação permanente dos profissionais envolvidos nessa política de atenção psicossocial.

O texto diz que um comitê gestor de atenção psicossocial deverá ser criado, em prazo máximo de 60 dias depois de publicada a virtual lei, nas unidades escolares, com a responsabilidade de organizar um plano de trabalho e garantir os objetivos e as diretrizes da Política Estadual de Atenção Psicossocial.

Política participativa

Entre outras, são diretrizes a ampla participação da comunidade escolar, ação interdisciplinar e intersetorial, integração com a atenção primária de saúde, oferta de serviços, reflexão e participação dos alunos.

A escola, por ser um espaço privilegiado de acolhimento e cuidado da criança e adolescente, há necessidade de nela ser realizado um trabalho integrado da educação com a saúde e assistência social para dar atenção a essa faixa etária. Situação que se agravou com a pandemia, que tem afetado as condições mentais das crianças, justifica o deputado Dr. Emílio Mameri.

“A infância e a adolescência são períodos de grandes transformações e vulnerabilidade para o desenvolvimento de agravos à saúde mental, o que requer atenção especial, com a criação de espaços de acolhimento e de uma rede de suporte voltados para o desenvolvimento da saúde mental dessa população”, defende o deputado.

O PL foi lido em plenário no dia 3 de novembro e segue para análise nas comissões de Constituição e Justiça; Saúde e Saneamento; Educação; e Finanças.

Matéria veda homenagem a escravocratas
Prédios públicos também não poderão ter o nome de defensores da ditadura militar, nazistas, condenados por racismo, entre outros
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH
Proposta beneficia servidores das polícias Civil, Militar, Penal, Bombeiro Militar e do Iases responsáveis pela condução de veículos dos órgãos