Ales reconhece trabalho de agentes de segurança

Homenageados integram forças de segurança e atuaram na prisão dos autores de crimes em dois municípios capixabas

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 6 meses

Pessoas homenageadas posam em pé para foto com certificados na mão
Necessidade de valorização de servidores da área foi um dos pontos levantados em sessão solene / Foto: Lucas S. Costa

Trinta e quatro agentes das forças de segurança do Espírito Santo foram homenageados com certificados em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa (Ales). O evento teve críticas à legislação penal, cobrança por mais reconhecimento da sociedade e exaltação ao trabalho desempenhado por policiais e guardas municipais.

De acordo com o proponente da solenidade, Delegado Danilo Bahiense (sem partido), os agentes agraciados com as honrarias agiram na prisão de criminosos envolvidos em chacinas cometidas em Vila Velha e Conceição da Barra em outubro deste ano. No primeiro, seis pessoas foram assassinadas; no segundo, duas crianças.

Álbum de fotos da sessão solene

“Eles conseguiram prender rapidamente os criminosos dando resposta à sociedade e às famílias enlutadas. Temos que valorizar nosso maior patrimônio: os servidores. Precisamos de melhores condições (de trabalho), mais policiais e guardas e melhores remunerações. Se em situação mais delicada fazem toda diferença, imagine nas devidas ordens?”, indagou.

Para o parlamentar, a realidade brasileira na questão da violência só vai melhorar com a adoção de políticas públicas, ambientes organizados, promoção da educação, acesso à cultura e ao emprego. “A culpa da violência não é dos servidores. Somos o escudo quando a sociedade mais precisa e quem defende a população seguirá com esse compromisso”, garantiu.

Cerco aos criminosos

A respeito do crime em Conceição da Barra, o superintendente de Polícia Regional Norte (SPRN), delegado João Francisco Filho, ressaltou que os policiais não pararam de trabalhar até identificar e apreender os criminosos. “A pronta resposta ameniza a dor e o sofrimento das pessoas”, salientou.

Já o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Vila Velha, delegado Tarik Souki, contou que o crime no município canela-verde teve grande repercussão e que os policiais atuaram de maneira incessante, inclusive, deixando de dormir, para prender o autor do crime. “Fizeram um cerco no quarteirão. Foram mais de seis horas até lograr êxito de prender o indivíduo”, frisou.

Legislação

O chefe da Delegacia Regional de Vila Velha, delegado Marcelo Nolasco, disse que a legislação federal não ampara o trabalho da polícia. “Temos uma média de 53% de prisões liberadas na audiência de custódia no outro dia, mais de 80% em roubos e furtos sem violência. É um absurdo e reflete para os criminosos que o crime compensa. Se não houver mudança legislativa significativa no Brasil vamos ser cobrados como responsáveis pela criminalidade e não somos”, afirmou.

No mesmo sentido foi a fala da Chefe da Divisão Operacional de Vila Velha, Major PMES Samiramis Lessa. Ela contou que na mesma semana da chacina em Vila Velha houve uma tentativa de latrocínio e que um dos envolvidos tinha sete passagens, incluindo, quatro homicídios. “Ele estava solto, não era foragido. Que legislação é essa que deixa uma pessoa com tantos crimes solta pronta para cometer outro crime? É uma irregularidade de legislação que tem que ser consertada”, argumentou.

Conforme explicou o coordenador do Setor de Inteligência da Guarda Municipal de Vila Velha, Victor Henrique Moutinho, o crime na cidade foi algo fora do comum, mas que teve uma resposta rápida em virtude da integração entre as instituições. “Usamos a ferramenta muralha (sistema de videomonitoramento) para dar apoio à Polícia Civil. E no dia da ocorrência apoiamos com nossos operadores. É uma parceria com as polícias civil e militar. As parcerias tendem a sempre melhorar a eficiência e os resultados”, concluiu.

Ao final dos trabalhos, Bahiense e os citados fizeram a entrega dos certificados aos agentes da segurança pública. Por fim, o deputado destacou que entende todas as dificuldades relatadas e que atua na Casa pela reabertura das delegacias fechadas, por melhorias salariais e condições de trabalho mais adequadas para os integrantes das forças de segurança.

Homenageados Vila Velha

Policiais Civis:
1 – Delegado de Polícia Tarik Halabi Souki – Chefe da DHPP de Vila Velha
2 – Delegado de Polícia Alan Moreno de Andrade
3 – Delegado de Polícia Daniel Ferreira de Melo Belchior
4 – Escrivão de Polícia Leandro Sene Montalvão
5 – Investigador de Polícia Fábio Luiz Leite Hastenreiter
6 – Investigador de Polícia Francisco Eduardo de Lucena
7 – Investigador de Polícia Juatan Oliveira Couto
8 – Investigador de Polícia Marco Antônio de Sousa
9 – Investigador de Polícia Rodrigo Jakson Leite
10 – Investigadora de Polícia Izabel Christina Barcelos