Assembleia homenageia associação evangélica

A entidade beneficente Aebes comemora 65 anos de atividades na área da saúde

Por Patrícia Bravin, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 1 mês

Uma criança e cinco adultos em pé; um deles traz comenda no pescoço e segura um certificado
Homenageados receberam a Comenda Ylza Bianco / Foto: Ana Salles

Gestores de hospitais filantrópicos e líderes religiosos que fazem parte da história da Associação Evangélica Beneficente Espiritossantense (Aebes) foram homenageados pela Assembleia Legislativa (Ales) em sessão solene na noite de quarta-feira (20), no Plenário Dirceu Cardoso. A iniciativa foi do deputado Doutor Hércules (MDB).

Álbum de fotos da sessão solene

Aebes foi fundada em 1956, a partir da união de membros das igrejas Batista, Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Unida, Metodista Cristã, Casa de Oração e Confissão Luterana. O objetivo era construir um hospital para atendimento de qualidade que pudesse suprir a carência na prestação de serviços de saúde da época.

Em 1972, a Aebes inaugurou o Hospital Evangélico de Vila Velha. Hoje tem a gestão de três outras unidades: Maternidade Municipal de Cariacica, Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e do Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Vitória. Ao todo, a entidade gerencia 911 leitos hospitalares, 5,5 mil funcionários e 1.260 médicos.

O presidente da Aebes, Rodrigo André Seibel, citou uma frase bíblica que, segundo ele, motivou os líderes religiosos evangélicos a fundar a entidade. “Em Tiago 2, versículo 17, a Bíblia diz que a fé, se não for acompanhada de obras, está morta. Falar de Aebes é falar de comprometimento, de fé. As igrejas deixaram de lado as diferenças doutrinárias para se dedicar ao cuidado da alma e do corpo das pessoas. Não foi uma tarefa fácil. Foram 65 anos de muita luta”, contou.

Maturidade das instituições

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou da solenidade e destacou que a Aebes administra cerca de R$ 400 milhões de recursos públicos por ano. Para ele, a entidade é uma demonstração de maturidade das instituições do terceiro setor:

“E a melhor demonstração disso foi no início da pandemia, quando transformou o Jayme Santos Neves no segundo maior hospital da América Latina para tratamento da Covid”, afirmou. “A Aebes é a garantia que todo recurso será transformado em dignidade para os capixabas”, pontuou.

A vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB) definiu a atuação da Aebes em três palavras: transparência, responsabilidade e compromisso. “A Aebes é uma instituição que representa não só o nosso governo, mas a sociedade capixaba. É o cristianismo verdadeiro colocado em prática. É uma missão de dedicação e amor”, concluiu.

Homenageados

O deputado Doutor Hércules (MDB) , presidente da Comissão de Saúde da Ales e proponente do evento, entregou 30 Comendas do Mérito Ylza Bianco, condecoração criada pelo parlamento capixaba para homenagear entidades e personalidades que tenham atuação importante no terceiro setor.

“Onde a Aebes coloca a mão, a gente tem certeza de que vai dar certo. Preciso falar da honra que sinto em poder fazer essa solenidade e ter um histórico de ligação com essa entidade, uma das melhores representantes da importância do terceiro setor. Não se vê nenhuma denúncia de corrupção. Isso é seriedade”, destacou Doutor Hércules.

Homenageados

29. Sirlene Motta de Carvalho;
  30. Vera Mantelmacher

Mesa

Acompanharam o deputado Doutor Hércules na mesa o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; a vice-governadora Jacqueline Moraes; o presidente da Associação Médica do Espírito Santo, Leonardo Lessa Arantes; o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do ES, Fabrício Gaede; a diretora-geral do Hospital Evangélico de Vila Velha, Sirlene Motta De Carvalho; o representante do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins; o vereador de Vila Velha Joel Rangel; o cardiologista e suplente de senador Schariff Moysés; a representante do Conselho Regional de Enfermagem Sandra Cavati Ribeiro Santos; o presidente da Aebes, Rodrigo André Seide, e o diretor de Relações Intitucionais da entidade, Ricardo Ewald.

Deputados: Doutor Hércules
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência