Alesinha ganha prêmio de inovação

Pioneira em inteligência artificial no Poder Legislativo, ferramenta também será ampliada com novos serviços

Por Gabriela Zorzal, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 9 meses

Prêmio em cima da mesa traz espiral com arroba na ponta e atrás os dizeres do certificado
A assistente virtual Alesinha ganhou o prêmio “Case de Sucesso”, da empresa it4CIO / Foto: Ana Salles

Sempre disponível para ajudar o cidadão que busca informações sobre o Legislativo capixaba, a simpática assistente virtual Alesinha ganhou o prêmio “Case de Sucesso”, da empresa it4CIO. A ferramenta de inteligência artificial, pioneira no contexto legislativo, concorreu com iniciativas públicas de solução em tecnologia e levou o primeiro lugar na premiação nacional. 

O prêmio “Case de Sucesso” é realizado desde 2010 pela empresa it4CIO, especializada no relacionamento entre pessoas. O objetivo da premiação é divulgar iniciativas de sucesso implantadas e incentivar a troca de experiências entre profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) de todo o Brasil. 

A Alesinha concorreu na categoria “iniciativas do setor público” com outros projetos do Espírito Santo (da Secretaria Estadual de Saúde e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado), além do Governo do Paraná e do Banco do Nordeste. A premiação aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 14 e 17 de outubro.

No evento, a Ales foi representada pelo diretor de TI, Dorimar Mandatto. “É um prêmio importante para nós porque reconhece esse projeto enquanto uma solução inovadora na área pública, uma nova visão de negócio, com maior performance para a instituição. Além da premiação em si, é uma oportunidade de troca de experiência com órgãos públicos de todo o país. A Alesinha é pioneira em inteligência artificial para o Legislativo e percebemos grande interesse de outras instituições de entender esse projeto para, futuramente, aplicá-lo para outros estados”, contou o diretor. 

O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), também destacou o caráter inovador do projeto. “Estamos mostrando ao país um trabalho sério e comprometido que gera resultados efetivos para os capixabas. A Alesinha agiliza a busca de informações no site da Ales e representa, em termos de transparência, mais proximidade com o cidadão”, afirmou. 

Musso agradeceu, em nome de todos os deputados, os servidores envolvidos no projeto, que ele considerou como “inovador e visionário”. Segundo o presidente, “nada se constrói sozinho. É essa união, marca da Ales, o segredo dos nossos resultados exitosos. Agora, vamos buscar mais um prêmio em novembro, na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais)”, disse.

“Digital influencer”

A Alesinha foi lançada em maio de 2020, está disponível no portal da Assembleia Legislativa e segue ampliando sua atuação. “Hoje essa ferramenta já entrega todas as informações relativas à transparência, ao processo legislativo e expandimos também para o agendamento de serviços que são oferecidos na Casa. Estamos trabalhando para que ela, ainda esse ano, desenvolva novas interações ligadas às redes sociais e a serviços internos”, contou Mandatto.

Segundo o diretor, a Alesinha será como uma “digital influencer” do Legislativo capixaba com um serviço específico para as sessões plenárias. “Ela vai coletar as informações e distribuir nas mídias sociais, e vamos incorporar técnicas de engajamento, compreendendo melhor o público que consome esse conteúdo. Ela também está sendo preparada para serviços internos com o servidor, como acesso a contracheque e registro de abonos”. 

Prêmio Unale

A Alesinha também disputa a segunda edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A premiação busca incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo. 

Os vencedores serão conhecidos na 24ª Conferência da Unale, que acontece de 24 a 26 de novembro, em Campo Grande (MS). Em 2019 a Ales foi a primeira colocada na categoria atendimento ao cidadão com o Espaço Assembleia Cidadã. 

Matéria veda homenagem a escravocratas
Prédios públicos também não poderão ter o nome de defensores da ditadura militar, nazistas, condenados por racismo, entre outros
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH
Proposta beneficia servidores das polícias Civil, Militar, Penal, Bombeiro Militar e do Iases responsáveis pela condução de veículos dos órgãos
Reunião debate segurança em transporte escolar
Segundo advogado, motoristas de aplicativo estariam realizando transporte de estudantes de forma irregular
Deputado alerta para uso responsável de auxílio
Majeski criticou oferta de crédito consignado para o Auxílio Brasil e lembrou os altos juros cobrados nos empréstimos
Matéria veda homenagem a escravocratas
Prédios públicos também não poderão ter o nome de defensores da ditadura militar, nazistas, condenados por racismo, entre outros
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH
Proposta beneficia servidores das polícias Civil, Militar, Penal, Bombeiro Militar e do Iases responsáveis pela condução de veículos dos órgãos
Reunião debate segurança em transporte escolar
Segundo advogado, motoristas de aplicativo estariam realizando transporte de estudantes de forma irregular