Natural de Rio Novo do Sul, o médico e deputado em primeiro mandato Dr. Emílio Mameri (PSDB) faz parte de cinco comissões temáticas da Assembleia Legislativa (Ales) e tem pautado sua atuação principalmente na defesa da saúde pública e da sustentabilidade. Na próxima edição do programa Com a Palavra, que vai ao ar nesta sexta-feira (15), ele conta suas experiências e também fala de expectativas de trabalho no Parlamento.
A saúde é o foco principal do mandato de Mameri. Além de ter sido secretário municipal da pasta em Vitória, ele foi professor de medicina na Ufes e é vice-presidente do colegiado que debate o tema semanalmente na Ales. Dentre as questões abordadas no programa, destacam-se a descentralização da saúde, a instalação do Samu 192 em municípios capixabas e a criação do Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita.
Mameri também preside a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e disse que o serviço de psiquiatria ambulatorial precisa de atenção urgente: “A pessoa com emergência psiquiátrica não pode esperar dois meses por uma consulta. Precisamos de um programa completo de assistência em saúde mental para reduzir os índices de suicídio. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo e isso é muito sério”, pontua.
Autor de dezenas de projetos de lei e indicações sobre questões ambientais, o parlamentar relaciona vários pontos emergenciais aos quais o Estado precisa ficar atento diante das crises hídrica e energética. O desenvolvimento econômico e social também faz parte do bate-papo. Na entrevista ele fala ainda sobre as perspectivas para a agropecuária do sul do Espírito Santo, que recentemente ganhou uma indústria de laticínio de grande porte, e para o turismo, com a criação da Rota do Frade e a Freira.
O programa Com a Palavra vai ao ar nesta sexta-feira (15), ao meio-dia, 18 horas e 22h15, e é uma oportunidade para conhecer melhor a atuação de cada deputado capixaba. Nos horários de exibição, a entrevista pode ser vista na Grande Vitória, pelo canal aberto e digital (3.2) e nos canais 12 (NET), 23 (RCA) e 519.2 (Sky Digital). A lista com todas as edições está disponível no canal da Assembleia Legislativa no YouTube.