Cidades capixabas podem ganhar novos títulos

Municípios de São José do Calçado, Piúma e Rio Bananal podem ser agraciados com homenagens

Por Gleyson Tete, com edição de Angèle Murad

Conchas na mão e outra mão segura um balde
Cidade das conchas: homenagem a Piúma deve-se ao artesanato local / Foto: Natália Procópio/Blog Artesãos Solidários

Tramitam na Assembleia Legislativa (Ales) iniciativas parlamentares com o intuito de conceder novas denominações para três municípios do Espírito Santo: São José do Calçado, Piúma e Rio Bananal. Os deputados, quando elaboram essas proposições, pretendem exaltar os valores naturais, culturais, religiosos e históricos, além das potencialidades econômicas dessas cidades.

De autoria de Sergio Majeski (PSB), o Projeto de Lei (PL) 473/2021 confere a São José do Calçado o título de “Cidade dos Escritores”. O parlamentar ressalta, na justificativa da matéria, que muitas pessoas oriundas da cidade se destacam na área literária, como Geir Campos, José Carlos da Fonseca e Pedro José Nunes.

“O reconhecimento notório da profícua produção literária calçadense foi chancelado pela sua inclusão na edição nacional do Livro dos Recordes (Guinness Book Brasil), como o município brasileiro com mais escritores por metro quadrado. Além disso, cabe registrar que a Academia Calçadense de Letras completa 30 anos de fundação em 27 de dezembro de 2021, exercendo presença marcante na vida da sociedade calçadense”, pontua.
Essa proposta vai ser analisada pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Conchas de Piúma

Já o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL) elaborou o PL 474/2021, que dá a Piúma o título de “Cidade das Conchas”. A homenagem ocorre em virtude do artesanato confeccionado no local a partir dessa matéria-prima, que é muito encontrada na região.

“A história do artesanato com conchas em Piúma começou há mais de 50 anos através da saudosa artesã, carinhosamente conhecida no balneário como Dona Carmem. Ela e seu marido foram os pioneiros neste ofício. Hoje, o trabalho de Dona Carmem tem centenas de seguidores e continua encantando os visitantes de Piúma”, salienta.

Rio Bananal

Por fim, Torino Marques (PSL) protocolou na Casa o PL 579/2021, que declara o município de Rio Bananal como a “Jerusalém Capixaba”. O parlamentar frisa que há décadas acontece, na cidade, a encenação da Paixão de Cristo, evento idealizado pela comunidade de São Paulo, atraindo turistas de vários estados e público de mais de 10 mil pessoas.

“Um espetáculo ao ar livre que conta com a participação não só dos munícipes, como de centenas de atores de todo o país. Os trabalhos contam com a participação de 430 atores e 150 auxiliares de bastidores. O espetáculo retrata a vida de Cristo e ganhou o nome de ‘Nascimento, vida pública, paixão, morte e ressurreição de Cristo’”, explica.

Os PLs 474/2021 e 579/2021 serão analisados pelos colegiados de Justiça, Turismo e Finanças.

Ales promove homenagem a servidores
Apresentação cultural, sessão solene e sorteio de brindes fazem parte da programação em reconhecimento ao trabalho realizado pelos servidores públicos
Plenário faz extra para votar remuneração de professor
Também na pauta estão outros dois projetos do Executivo, sobre limite de municípios e atuação da Procuradoria-Geral do Estado junto à Junta Comercial