Ales celebra 181 anos da banda de música da PM

Iniciativa do deputado Coronel Alexandre Quintino, solene teve a entrega da Comenda Maurício de Oliveira

Por Gabriela Knoblauch, com edição de Angèle Murad | Atualizado há 1 mês

Sete homens de pé e máscara, 7 deles com farda da PM e 1 segura certificado e traz comenda pendurada
Homenagem foi realizada no Plenário Dirceu Cardoso / Foto: Ellen Campanharo

O 181º aniversário da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo foi celebrado na noite de segunda-feira (20), com a entrega da Comenda de Mérito Maurício de Oliveira. A sessão solene, proposta pelo deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso.

Atualmente chamada de Corpo Musical da Polícia Militar do Espírito Santo, a banda foi criada em 13 de setembro de 1840. Na época, conforme destacou o chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, ela “não era nem formada por militares e sim por civis fardados”. Apenas em 13 de julho de 1892, foi institucionalizada e reconhecida como parte da corporação”.

Álbum de fotos da sessão solene

Missão

Terceira mais antiga do Brasil, a banda foi reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Espírito Santo em 7 de abril de 2004. O deputado Quintino ressaltou a importância do corpo musical para a cultura do estado. “A banda de música gera a aproximação entre a comunidade e a Polícia Militar. Agrega cultura e desperta musicalidade”, declarou.

Além de atividades tipicamente militares, o conjunto realiza concertos sinfônicos em teatros, praças públicas, desfiles cívicos e shows. Regida pelo tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues, a banda também investe em ações proativas junto a crianças, adolescentes e jovens da Grande Vitória, com a realização de projetos que reforçam a inclusão e a humanização da imagem da Polícia Militar.

Banda Júnior

Criado em 1998, o projeto da Banda Júnior atende a 300 alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória. Seu corpo de professores é composto apenas por membros do corpo musical.

Além de oferecer aulas de teoria musical, expressão rítmica, canto coral, técnica instrumental, prática de banda e ordem unida, são realizadas ações e palestras que abordam temas como saúde, drogas, estudo e cidadania. Mais de 5 mil adolescentes já passaram pela Banda Júnior.

Comenda Maurício de Oliveira

A Comenda Maurício de Oliveira foi criada pela Lei Estadual 10.461/2015. O violinista, que foi patrono da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), é considerado um dos expoentes da música capixaba.

O tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues destacou a honra e o significado em receber a comenda. “Eu convivi com o Maurício de Oliveira tocando na Escola Técnica. Maurício foi um ícone deste estado e também um amigo”, afirmou.

Homenageados com a Comenda Maurício de Oliveira

15. Major Volmar Hoffman
  16. Major Heitor Cirino Barbosa Filho
Ales promove homenagem a servidores