Setor agrícola recebe homenagem da Ales

Produtores de vários municípios receberam comenda em reconhecimento à importância das atividades do campo na economia capixaba

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito

Pessoas reunidas na mesa de trabalhos do Plenário Dirceu Cardoso
Homenagem foi proposta pela presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (centro) / Foto: Lucas S. Costa

Produtores e dirigentes de entidades que apoiam o setor rural capixaba foram homenageados pelo Legislativo estadual com a entrega da Comenda do Mérito Agrícola durante sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (1º).

Ligada ao campo e filha de produtor rural, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Letícia Simões, esteve na lista dos homenageados. Ela afirmou que a entidade atua na formação profissional, promoção social e assistência técnica gerencial voltada para os homens e mulheres que exercem atividades no agronegócio e na agricultura familiar.

“Desenvolvemos esse trabalho em cerca de duas mil propriedades rurais capixabas; mais de 20 mil produtores já participaram de cursos oferecidos por nós desde o ano passado”, explicou. Entre os cursos, Letícia destacou o projeto Herdeiros no Campo, voltado para fixar os jovens no meio rural, preparando-os para os novos desafios do agronegócio.

Veja fotos dos homenageados

O presidente do Sicoob no Espírito Santo (regiões Norte e Central), Bento Venturim, também recebeu a comenda. Ele explicou que a instituição financeira cooperativa, que fomenta o desenvolvimento em diversos segmentos, tem no setor agrícola um de seus pilares no Espírito Santo.

Venturim preside também o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café e é membro do conselho operacional do Espírito Santo em Ação, exercendo atividades voltadas para o desenvolvimento do interior capixaba. “Compartilho essa comenda com todos aqueles que se juntam comigo nessa caminhada. Essa homenagem da Assembleia Legislativa nos inspira ainda mais a continuar desenvolvendo ações em prol do incremento do setor agropecuário”, disse.

Guerreiros

A proponente da sessão solene e presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN), afirmou que os produtores e trabalhadores rurais capixabas têm sido guerreiros. “Eles não deixam faltar alimentos para a população, além de garantir o  desenvolvimento socioeconômico para os municípios, dos quais 80% dependem basicamente da renda do meio rural”.

Janete citou que a estrutura fundiária do Espírito Santo é formada em sua maioria por pequenas propriedades, com predomínio da agricultura familiar. De acordo com ela, isso ajudou no desenvolvimento do associativismo e do cooperativismo fortes e organizados, que se tornaram referência em todo o país.

A deputada destacou que o Espírito Santo é o maior produtor nacional de ovos e de café conilon, sendo também o segundo produtor e maior exportador de mamão e de pimenta-do-reino. O estado se destaca ainda na produção de coco, cacau, café arábica, banana, leite, frango de corte, hortaliças, cana-de-açúcar, abacaxi, gado de corte e leiteiro, entre outros.

“São muitos os homens e mulheres guerreiros que estão na labuta no dia a dia do campo, e por isso nada mais justo do que homenageá-los com essa Comenda do Mérito Agrícola”, justificou a parlamentar.

Homenageados

1. Abraão Carlos Verdin – coordenador de cafeicultura do Incaper
2. Ana Paula Ribeiro Costa Oliveira – cafeicultor
3. Antônio Carlos do Nascimento – pecuarista