Ele está em seu primeiro mandato como deputado estadual e considera que o trabalho no Parlamento é continuidade de sua atuação no jornalismo por mais de 35 anos, passando pelos principais veículos de comunicação do estado. Estamos falando de Torino Marques (PSL), 54 anos, natural de Vila Velha, radialista já aos 16 anos de idade, e próximo convidado do programa Com a Palavra, da TV Assembleia.
Em entrevista inédita que vai ao ar nesta sexta-feira (6), Torino fala que o seu “trabalho independente” torna difícil algumas aprovações, mas que conta com o apoio dos seus colegas deputados e dos parlamentares mais experientes. “Tenho dois anos e meio como parlamentar e tenho muito que aprender com esses homens”, avalia.
Atuação
Na Ales, Torino é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Qualidade de Vida da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele revela que a afinidade com o autista e com as pessoas com deficiência vem dos 11 anos em que foi representante capixaba no Teleton, em São Paulo.
Entre as iniciativas que atendem às pessoas com deficiência, Torino é autor da Lei 11.273/2021, que instituiu o Abril Azul como mês de conscientização da sociedade sobre o autismo. O parlamentar também assina a Lei 11.134/2020, que estabeleceu o prazo de cinco anos de validade para laudos e perícias médicas que atestam o TEA.
Vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Ales, é autor da Lei 11.321/2021, que instituiu o Forró de Itaúnas como patrimônio artístico e cultural imaterial do Espírito Santo. Torino também já foi presidente da Comissão de Comunicação Social e Cultura, na qual teve a oportunidade de ouvir representantes de vários setores prejudicados pela pandemia.
O programa Com a Palavra vai ao ar nesta sexta-feira (6), ao meio-dia, 18 horas e 22h15, e é uma oportunidade para conhecer melhor a atuação de cada deputado capixaba. Nos horários de exibição, a entrevista pode ser vista na Grande Vitória, pelo canal aberto e digital (3.2) e nos canais 12 (NET), 23 (RCA) e 519.2 (Sky Digital). A lista com todas as edições está disponível no canal da Assembleia Legislativa no YouTube.