Aumento da violência pauta discursos

Deputados repercutiram dados sobre homicídios, feminicídios e roubo de gado no estado

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito

Deputada Janete de Sá discursa na tribuna do plenário
Deputada Janete de Sá falou sobre violência no campo / Foto: Ellen Campanharo

A temática da segurança pública marcou os discursos na reabertura dos trabalhos em plenário na tarde desta segunda (2) após o período de recesso do mês de julho.

A presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá (PMN), disse que participou de encontro de produtores com o secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, para tratar do combate à violência no campo, especialmente ao roubo de gado.

Segundo ela, a reunião ocorrida na manhã desta segunda no gabinete de Ramalho contou com a participação de pecuaristas dos municípios de Montanha, Ponto Belo, Mucurici e Pedro Canário, que relataram ser vítimas desse tipo de problema.

“A ousadia dos bandidos é tão grande que roubaram um caminhão com 70 bois que seguia para local de abate”, relatou Janete. De acordo com a deputada, o secretário designou delegados e investigadores para montarem uma força tarefa na região destes municípios com o intuito de criarem uma estratégia de inteligência no sentido de coibir o crime.

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Luiz Durão (PDT), também citou o tema ao usar a tribuna. O parlamentar afirmou que as abordagens de veículos foram intensificadas no campo com a deflagração, pelo governo estadual, da operação Colheita 2021, que busca reforçar o policiamento ostensivo em toda a zona rural.

Segundo disse, 200 viaturas estão fazendo rondas ostensivas nas fazendas, num trabalho contínuo durante as safras de  café, cana-de-açúcar, abacaxi e outros cultivos.

Veja mais fotos da sessão no álbum do Flickr

Homicídios

Danilo Bahiense (sem partido) repercutiu informações veiculadas na mídia sobre número de assassinatos no estado de forma geral, com foco especial na região sul, que, conforme apresentado, registrou aumento de 550% no comparativo de julho deste ano com o mesmo período de 2020.

Os assassinatos subiram no sul capixaba de 2 para 13 durante o período pesquisado, conforme destacou Bahiense. O deputado pontuou que no geral o Espírito Santo teve alta de 16,9% na comparação entre o mês de julho deste ano e o do ano passado, aumentando de 71 para 83 homicídios.

Feminicídios

Já Raquel Lessa (PROS) lamentou que neste ano o Espírito Santo já tenha registrado mais de 9 mil denúncias de violência contra mulheres. “Mas esse número é bem maior porque muitas dessas vítimas têm medo de denunciar os agressores, principalmente porque dependem financeiramente deles”, disse.

Para Lessa é fundamental que o poder público e a iniciativa privada invistam em oportunidades de emprego para essas mulheres como forma de mitigar o problema.

A deputada citou ainda que, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a julho deste ano, 20 capixabas foram vítimas de feminicídio. Essa incidência, frisou, é 25% maior do que a registrada em 2020, e os feminicídios representam 34% das causas das mortes de mulheres no período.

Olímpiadas e escolas

Ao avaliar os desafios do parlamento para este segundo semestre, o deputado Freitas (PSB) conclamou os colegas de plenário para um foco especial na retomada das atividades escolares.

Freitas lembrou que os estudantes capixabas ficaram um ano e meio sem aulas, o que resultou em “muita evasão” escolar. O deputado ressaltou que é necessário trazer de volta aos bancos escolares os alunos que abandonaram a escola, muitos deles porque tiveram que trabalhar para ajudar a família a se alimentar durante a pandemia.

Sergio Majeski (PSDB) fez uma correlação entre o sucesso das grandes potências olímpicas com os investimentos nos esportes, pois são estimulados a partir do meio estudantil. No Brasil, lembrou ele, isso não acontece, já que os alunos, em sua maioria, não dispõem de espaços para treinamento no ambiente escolar.

Conforme o deputado, o Espírito Santo pode ser visto como exemplo deste “triste quadro”, pois 335 escolas sequer têm quadra de esportes. “Esporte, educação e cultura estão interligados; precisamos refletir sobre o quantos milhões de crianças e adolescentes poderiam contribuir para nos tornarmos uma potência olímpica, com reflexos positivos na vida geral das gerações futuras”,  observou.

Prefeita eleita

Outro assunto repercutido foi a eleição neste domingo (1º) da enfermeira Fernanda Milanese (Solidariedade) para a prefeitura da cidade de Boa Esperança, no Noroeste capixaba. Os deputados Freitas, Luiz Durão, Raquel Lessa e Iriny Lopes (PT) consideraram importante a eleição de Fernanda para a prefeitura do município.

Em abril , o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento ao registro de Romualdo Milanese (Solidariedade), candidato mais votado para prefeito em 2020, e uma nova eleição foi convocada.

Desde 1º de janeiro a cidade vinha sendo governada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renato Barros (Solidariedade).
Ao fim da apuração, Fernanda teve 50,14% dos votos. Foram 3.841 votos no total. A prefeita eleita derrotou Claudio Boa Fruta (DEM), que ficou em segundo lugar com 42,51% (3.257 votos).

First slide
PLs incluem estradas do sul em plano estadual
Quatro vias em Cachoeiro, uma em Alegre e outra em Vargem Alta podem passar a fazer parte da malha rodoviária estadual
Doutor Hércules alerta para risco da diabetes