CPI: homem é preso por maus-tratos a animais

Ação conjunta realizada na zona rural de Itapemirim resultou na prisão de autônomo

Por Redação Web Ales com informações da assessoria de imprensa da deputada Janete de Sá

Pessoa em pé em local aberto observam cachorro amarrado em local insalubre
No local onde cachorro foi resgatado não havia água nem alimento para o animal / Foto: Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa (Ales) realizou na manhã desta terça-feira (27) uma operação conjunta com a Polícia Civil e equipes de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária em Itapemirim. O objetivo foi apurar denúncia de maus-tratos contra cachorro da raça beagle, em uma residência localizada na zona rural do município.

Além da constatação de sinais de descuido com o cão, foram encontrados indícios de maus-tratos contra outros animais e suspeita de que galos apreendidos no local seriam usados em rinhas. Diante do cenário, o proprietário da casa foi conduzido à delegacia e preso em flagrante. Ele disse que o cachorro seria de outra pessoa e negou maltratar os animais.

“No local encontramos o cachorro acorrentado em local insalubre, sem água e comida, caquético e com escoriações na face. A situação de maus-tratos foi atestada pela veterinária Nazian Gava, que participou da operação. A suspeita é de que o animal seja utilizado para caça, na residência também foram recolhidos um pássaro trinca ferro e oito galos de briga. O dono da casa, um autônomo de 53 anos, foi levado para delegacia de Itapemirim onde será ouvido pelo delegado Edson Lopes Junior”, declarou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá.

Na operação a equipe da vigilância sanitária apreendeu ainda miúdos de boi que eram comercializados de maneira irregular. Os animais apreendidos estão sob responsabilidade da Prefeitura de Itapemirim e a ave silvestre está com a Polícia Ambiental.

“Apesar do recesso parlamentar, os trabalhos da CPI não param. Quero agradecer as pessoas que nos encaminham denúncias para que possamos atuar e coibir os crimes contra os animais em todo o Espírito Santo”, ressaltou ainda Janete.

As denúncias de maus-tratos contra os animais podem ser enviadas à CPI pelo e-mail defesadosanimaises@gmail.com

First slide
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar