Grupo propõe melhorias para conselhos tutelares

Diagnóstico da situação dos órgãos responsáveis pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes foi apresentado em reunião do colegiado que trata do assunto na Ales

Por João Caetano Vargas, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 4 meses

Deputado Delegado Danilo Bahiense sentado
Delegado Danilo Bahiense cobrou mais investimentos, integração e atenção para os conselhos tutelares / Foto: Lucas S. Costa

Documento que faz um diagnóstico sobre a situação dos conselhos tutelares nos municípios capixabas foi apresentado na reunião ordinária híbrida da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente realizada nesta quarta-feira (14). O relatório foi desenvolvido por um grupo de trabalho, capitaneado pelo colegiado da Ales, criado no último mês de março.

Ao todo, o documento reuniu 25 tópicos. Para cada um deles, o presidente do colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido), deliberou que sejam elaboradas indicações, que deverão ser encaminhadas ao governador, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais e senadores do Espírito Santo.

Bahiense leu o documento e destacou a remuneração dos profissionais como um dos principais pontos a serem observados pelo poder público. “Outro ponto a se destacar é a questão salarial dos conselheiros tutelares, que deve ser proporcional à complexidade, à importância do trabalho que executam, já que hoje, embora tenham exclusividade, o salário do conselho tutelar é apenas um salário mínimo. O conselho tutelar, por expressa definição legal, exerce uma função considerada de relevância pública, e que deve ocorrer em regime de dedicação exclusiva. Desta forma, torna-se imprescindível uma remuneração digna”, afirmou.

O parlamentar chamou a atenção dos municípios e explicou que compete aos Legislativos e Executivos municipais legislar e garantir o bom funcionamento dos conselhos. “Verifica-se que o cenário, de um modo geral, dos conselhos tutelares, efetivamente necessita de investimentos e de maior integração e atenção. Compete à lei municipal disciplinar e ao Executivo municipal garantir ao conselho tutelar as condições que efetivamente viabilizem o seu funcionamento”, comentou o deputado.

O vereador de Vitória Davi Esmael (PSD) participou da reunião e falou sobre a situação dos conselhos tutelares do município. Também chamou a atenção para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

“Realmente estamos muito aquém. Fica aqui a minha cobrança ao governo do Estado no que diz respeito à melhor estruturação e composição do efetivo da DPCA. Uma cobrança ao município de Vitória, já estamos dialogando sobre uma melhor estruturação e localização dos nossos conselhos tutelares. Graças a Deus chegamos a três conselhos, a nossa rede de proteção foi ampliada em 50%, isso é motivo de comemorar”, explicou o convidado.

O pastor João Brito, da Igreja Batista de Vitória, também foi convidado a compor a mesa e fez um discurso contrário ao que chamou de “ideologia de gênero” e ao aborto. Os deputados Torino Marques (PSL) e Carlos Von (Avante) falaram na sequência, concordando com o posicionamento do líder religioso.

Projeto aprovado

Na ocasião, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei (PL) 745/2019, de autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB), que obriga estabelecimentos comerciais como hotéis, motéis, casas noturnas e congêneres, a anexarem aviso em local visível sobre os crimes praticados contra crianças e adolescentes e suas penas.

First slide
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência