Cachoeira de Matilde pode virar patrimônio

Projeto de Dr. Rafael Favatto propõe que a Cachoeira Engenheiro Reeve, em Alfredo Chaves, seja declarada Patrimônio Natural do Estado do Espírito Santo

Por Wanderley Araújo, com edição de Nicolle Expósito

Cachoeira com mata ao redor
Cachoeira tem 70 metros de queda / Foto: Yuri Barichivich/Site Governo ES

O deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) apresentou o Projeto de Lei (PL) 264/2021, que declara a Cachoeira Engenheiro Reeve, mais conhecida como Cachoeira de Matilde, patrimônio natural do Estado do Espírito Santo. A iniciativa será analisada pelas comissões de Justiça, Turismo, Meio Ambiente e Finanças.

Situada em distrito homônimo, Matilde pertencente ao município de Alfredo Chaves, é muito visitada por capixabas e pessoas de outros estados.
Sua imponência projetada por cerca de 70 metros de cascata – a mais alta queda d’água do estado –, faz parte de um conjunto de cachoeiras do Rio Benevente.

Atrativos

Localizado a 95 quilômetros de Vitória, o complexo da Cachoeira de Matilde tem ao seu redor paisagens e acidentes geográficos perfeitos para quem gosta de contato com a natureza e de esportes de aventura.

Para quem aprecia voos de parapente a rampa de Cachoeira Alta é uma das mais procuradas em todo o estado; decolando dela é possível pousar nas praias de Guarapari, Anchieta, Iriri, Piúma ou Itaipava.

As aventuras nas alturas não param por aí; muitos gostam de fazer rapel na própria Cachoeira de Matilde, descendo um paredão de 45 metros, em posição negativa (totalmente pendurado na corda sem apoiar nas rochas).

Túnel de Matilde

Já os que preferem algo mais suave, as opções são muitas. Cachoeiras menores podem ser exploradas em trilhas de curta duração que exigem pouco esforço em caminhadas leves. Nesse aspecto, a mais famosa trilha é a que vai para o Túnel de Matilde.

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social