Audiência sobre educação é destaque na Ales

Encontro virtual para lançamento de conferência nacional sobre educação reunirá profissionais e dirigentes de entidades que militam na área

Por Gleyson Tete, com edição de Nicolle Expósito

Crianças e professora em sala de aula
Lançamento da Conape acontece na terça-feira, às 19 horas, em audiência pública virtual / Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Mesmo com a semana mais curta em virtude do feriado de Corpus Christi na quinta-feira (03), o trabalho das comissões da Assembleia Legislativa (Ales) não diminui. Oito encontros – todos no formato virtual – estão agendados para os próximos dias, destaque para o Colegiado de Educação, que realiza reunião ordinária na segunda (31) e uma audiência pública na terça (1º).

Os parlamentares vão receber na reunião, marcada para as 12h15, os professores de educação física Eliane Cunha Gonçalves e Ramon Vinícius Coutinho para uma exposição sobre a importância do Conselho Regional de Educação Física (Cref) para a sociedade capixaba.

Já a audiência ocorre às 19 horas e terá o lançamento da 2ª Conferência Nacional Popular da Educação no Espírito Santo (Conape). No encontro devem ser debatidos de forma ampliada os problemas da educação. Foram convidados professores e integrantes do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), como o coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; o coordenador do FNPE/ES, Eduardo Moscon; a integrante do comitê capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Sumika Hernandez; o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernando Dourado; e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Gean Carlos Nunes.

Segundo o presidente da Comissão de Educação, Bruno Lamas (PSB), as duas atividades fazem parte de um trabalho do colegiado no sentido de contribuir de forma democrática para as discussões na área da educação. “Nossa prioridade à frente do cargo está voltada para garantir voz às entidades educacionais em meio aos desafios enfrentados pelos trabalhadores da educação com o agravamento da pandemia da Covid-19”, disse.

Tarifa social

Na segunda, às 11 horas, a Comissão de Defesa do Consumidor vai debater a possibilidade de expansão e inclusão de serviços na tarifa social de água e esgoto. Quem participa é a diretora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária da Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp), Kátia Côco.

Durante o encontro os deputados ainda ouvem dois servidores da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O gerente de Obras Daniel Caulyt vai discorrer a respeito de denúncia de esgoto a céu aberto em Ponta da Fruta, Vila Velha; e o gestor de Manutenção e Operação Divisão Litorânea Márcio Machado sobre denúncia de lançamento de esgoto no córrego Sarimoré, em Meaípe, Guarapari. Também participa o empresário André Mendes.

Covid-19

A Comissão de Saúde recebe os médicos Rodrigo Braga Ferreira (neurologista) e Renato Giestas Serpa (cardiologista) para uma discussão sobre as sequelas em pacientes que se recuperaram da Covid-19. O encontro ocorre na terça, às 9 horas.

Na quarta a reunião de Assistência Social acontece às 12h10 com a presença de dois presidentes de conselhos do Espírito Santo. Sandra Shirley de Almeida, do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), vai ponderar sobre o controle social das atividades de gestores da assistência social durante a pandemia do novo coronavírus; já Rosemberg Caitano, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do (Consea), vai abordar os impactos na segurança alimentar.

Qualidade ambiental

No mesmo dia e horário se reúne o colegiado de Meio Ambiente, que traz na pauta as ações tomadas em defesa do meio ambiente, saúde e qualidade de vida dos moradores de Serra e Cariacica. Os parlamentares vão receber os secretários municipais de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica Luciana Tibério e de Meio Ambiente da Serra Claudio Denicoli, a diretora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Caroline dos Santos Machado, o representante da ONG Juntos SOS ES Ambiental Eraylton Moreschi e o gerente do Grupo Simec Dante Kegele.

Confira a agenda completa*

Segunda-feira (31)
11 horas – Comissão de Defesa do Consumidor
12h15 – Comissão de Educação