Procon Assembleia lança atendimento on-line

Serviço apresentado nesta segunda-feira (10) possibilita atendimento de demandas dos consumidores por meio de plataforma virtual

Por Titina Cardoso e Silvia Magna, com edição de Nicolle Expósito | Atualizado há 7 meses

Tela de smartphone mostra página de atendimento do Procon Assembleia
De qualquer lugar os cidadãos podem cadastrar e consultar ocorrências, além de agendar atendimento / Foto: Ellen Campanharo

Uma novidade para facilitar a vida do consumidor capixaba: o Procon Assembleia lançou um canal on-line para o recebimento de denúncias e reclamações. Por meio do novo site do Procon, o cidadão pode cadastrar e acompanhar o andamento de suas ocorrências de forma mais rápida. No canal, o usuário também tem acesso ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) para a realização de consultas.

O novo site foi lançado durante a sessão ordinária desta segunda-feira (10). O presidente Erick Musso (Republicanos) afirmou que a iniciativa é pioneira, já que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é o primeiro Poder capixaba a fornecer esse tipo de serviço.

“É mais uma ferramenta tecnológica, digital e de transparência que estará ligada ao Procon da Assembleia e à Comissão de Defesa do Consumidor. É uma ferramenta do povo capixaba, no que tange a garantias dos consumidores; desenvolvido por servidores da Casa. Uma ferramenta de fácil acesso para aqueles que queiram fazer suas reclamações e que facilita o acesso dos cidadãos aos seus direitos. A Assembleia sai na frente e se torna o primeiro poder capixaba a fornecer essa ferramenta à população do Espírito Santo, com um novo site, mais moderno, mais transparente e seguro”, afirmou Musso.

Defesa do consumidor

O Procon Assembleia é o órgão do Poder Legislativo responsável por atender as demandas do consumidor. Nesse setor, o cidadão pode esclarecer suas dúvidas, receber orientações sobre seus direitos e apresentar reclamações contra empresas e fornecedores de serviços.

O órgão pode processar administrativamente as reclamações e denúncias e realizar audiências de conciliação entre as partes. Os casos não resolvidos são encaminhados à Justiça.

Canais de atendimento

Além do novo site, o cidadão pode entrar em contato com o Procon pelos telefones (27) 3382-3780 e 3382-3781 e pelo e-mail procon.assembleia@al.es.gov.br. Para atendimento presencial, é necessário entrar em contato previamente.

O Procon fica localizado no Espaço Assembleia Cidadã, no térreo da Assembleia Legislativa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Assembleia Cidadã

Outros serviços ao cidadão capixaba estão disponíveis no Espaço Assembleia Cidadã. Alguns estão abertos ao público e outros funcionam mediante agendamento. Confira os horários de atendimento:

Biblioteca: 8h às 19h
Centro de Memória: 7h às 19h
Delegacia do Consumidor: 8h às 18h
Posto de Identificação: 13h às 17h (é preciso agendar no site e a liberação das vagas acontece no fim de semana)
Procuradoria da Mulher: 9h às 18h (é preciso agendar pelo telefone 27 3182-2246)

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social
Finanças aprova calamidade para seis municípios