Acesso à tecnologia é pauta em Educação

Representantes do Conselho Municipal de Educação de Vitória relataram dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar com ensino remoto

Por Titina Cardoso, com edição de Nicolle Expósito

Cabo de conexão azul sobre teclado de computador
Ensino a distância é desafio para professores e alunos, apontam conselheiros / Foto: Senado Federal

A Comissão de Educação recebeu, em reunião virtual nesta segunda-feira (3), os representantes do Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev). A falta de acesso à tecnologia pelos estudantes e a consequente desigualdade educacional entre eles foram algumas das dificuldades levantadas pelos participantes.

A conselheira Marluce Leila Simões Lopes, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e representante da comunidade científica no conselho, foi incisiva em suas colocações. “O Comev preza para que a educação seja pública para todos e democrática. Há extrema desigualdade. Identificamos que a comunidade negra é mais excluída, pois ficou sem acesso aos recursos tecnológicos”, disse.

Ela também se posicionou sobre outras pautas: “Somos contra o retorno das aulas sem vacina. Lutamos contra ideias conservadoras como a implantação de escolas militares. Democracia participativa não combina com ideias reacionárias”, frisou.

Silvana Souza Carmo dos Santos, vice-presidente do Comev, também falou sobre as dificuldades no acesso à tecnologia. “Nosso maior desafio é que tivemos que nos reinventar como profissionais da educação, por não termos uma formação viável com as tecnologias”. Ela, que atua como profissional da educação na região da Piedade, em Vitória, relatou, ainda, os problemas enfrentados pelos alunos. “É uma dificuldade muito grande porque nossas famílias não têm acesso à tecnologia. Estamos disponibilizando material impresso, mas alguns não conseguem buscar”, contou.

O conselheiro Daniel Barboza Nascimento sugeriu que seja elaborada alguma política para proporcionar o acesso à internet pelos alunos. “As comunidades estão com dificuldade de acompanhar as atividades remotas. E estamos falando da capital. Talvez a gente pudesse pensar em uma espécie de internet social, que garanta às famílias com dificuldades o acesso a esse mundo. O problema da exclusão educacional é gigante”, salientou.

Atribuições

A presidente do Comev, Zoraide Barboza de Souza, fez uma apresentação sobre as atribuições do órgão. A Lei Orgânica do Município de Vitória, no seu artigo 219, criou o conselho como órgão colegiado de caráter deliberativo sobre a política educacional do município. Já a Lei Municipal 4.746/98 define que o conselho tem natureza participativa e representativa da comunidade na gestão da educação, com caráter normativo, consultivo e deliberativo.

Alguns dos desafios do conselho, de acordo com a presidente, são: zelar pelo cumprimento das diretrizes e bases da educação; acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação; e acompanhar a prestação de contas do município referente à aplicação dos recursos da educação. 

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