Comissão ouve Eco101 sobre acidentes na rodovia

Colegiado debate ações da concessionária para a prevenção de ocorrências no trecho da BR-101 que corta o ES

Por Silvia Magna | Atualizado há 1 ano

Imagem de policial rodoviário federal monitorando estrada
Colegiado também ouvirá a Polícia Rodoviária Federal / Foto: Ascom PRF

O alto índice de acidentes no trecho da BR-101 que corta o Espírito Santo será debatido na próxima quarta-feira (2), às 13 horas, pela comissão especial que promove a fiscalização do contrato de concessão da rodovia. A reunião será transmitida pela TV Assembleia e pelo canal da Ales no Youtube.

O colegiado presidido pelo deputado Gandini (Cidadania) convidou o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Amarilio Luiz Boni,  e o diretor-superintendente da concessionária Eco101, Carlos Eduardo Xisto, para falar sobre as ações de prevenção e as estatísticas de ocorrências em 2020. Dados da PRF apontam que o trecho contabilizou 126 óbitos entre 2007 e 2016.

De acordo com Gandini, é necessário conhecer melhor a realidade das ocorrências registradas na BR-101 e saber quais ações de prevenção vêm sendo realizadas. “Queremos saber que providências estão sendo tomadas e se o alto índice de acidentes tem relação com a ausência de duplicação ou de fiscalização dos trechos. Após ouvi-los, vamos deliberar que medidas cabíveis a comissão poderá tomar”, destacou.

O objetivo da comissão é fiscalizar o contrato de licença para administração, manutenção e recuperação da BR-101 firmado em 2013 entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Eco101, com duração de 25 anos. A BR-101 percorre o Espírito Santo de norte a sul, em um total de 461,1 quilômetros.

Aids

Na terça-feira (1°), o Dia Mundial de Luta Contra a Aids é pauta na reunião virtual da Comissão de Saúde. O colegiado presidido pelo deputado Dr. Hércules (MDB) recebe o membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil) Dario Sérgio Rosa Coelho, para debater a prevenção, direitos e políticas públicas para as pessoas que convivem com a doença. A reunião acontece às 9 horas, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo Youtube.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que, em 2019, o Espírito Santo contava com 12.210 pessoas soropositivas sendo tratadas com antirretrovirais nos 26 Serviços de Atendimento Especializado em Aids (SAE), com uma média de 1.200 novos casos por ano.

Segurança na Grande Vitória

A Comissão de Segurança se reúne na segunda-feira (30), às 11 horas, e deve deliberar sobre convite destinado aos prefeitos eleitos para a próxima gestão nos municípios da Grande Vitória. O colegiado pretende ouvir os escolhidos pela população sobre as ideias e demandas para a área da segurança nas cidades que irão comandar pelos próximos quatro anos.

Como os eleitos para administrar os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica só serão definidos no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo (29), a ideia é convidá-los para participar da reunião do dia 14 de dezembro. Também deverá ser ouvido o prefeito eleito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos).

Na reunião que será transmitida pela TV Assembleia e pelo Youtube também deve ser debatida a questão do fim dos contratos dos estagiários nos órgão de segurança, ponto que já foi tema de pronunciamento do presidente da comissão, deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido), em reunião plenária.

Confira a agenda completa da próxima semana*

Segunda-feira (30)
11 horas – Comissão de Segurança
15 horas – Sessão Ordinária