Alagamentos em pauta na Ales

Problema recorrente em Vila Velha será tratado na Comissão de Saúde e Saneamento e é um dos destaques na agenda de trabalhos dos colegiados da Casa

Por Luciana Wernersbach

Ônibus transita em rua alagada em Vila Velha
Representante do governo deve falar sobre medidas na área de saneamento / Foto: Marlon Max

Os moradores de Vila Velha já conhecem o problema há anos e entram em pânico quando começa a chover temendo os prejuízos causados pelos alagamentos na região. Para falar sobre saneamento e a questão recorrente no município foi convidada a participar da reunião na terça-feira (15) a subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos (Sedurb), Zilma Peterli Lyra. Esta e outras agendas acontecem em plataforma virtual e podem ser acompanhadas pelo público pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa (Ales).

Prevenção ao suicídio

Outro destaque na agenda da semana é a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, quarta-feira (16), sobre “Setembro Amarelo: conscientização e prevenção ao suicídio”. Os convidados são o presidente da Associação Latino-Americana de Prevenção do Suicídio e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), psiquiatra Humberto Corrêa e o presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), Valdir Campos.

Audiência Pública

Além de se reunir na segunda-feira (14), a Comissão de Segurança dá prosseguimento à série de audiências públicas para debater prioridades e demandas da área nas regiões capixabas. Na quinta-feira (17), o foco é o município de Ibatiba e região (Brejetuba, Irupi, Iúna, Ibitirama e Muniz Freire). Participam do encontro virtual representantes do governo, prefeitos e vereadores dos municípios, além da sociedade civil organizada.

Qualidade do ar

Na Comissão de Meio Ambiente, os parlamentares voltam a debater com a sociedade e representantes de governo e empresas sobre o PL 328/2020, que estabelece política, normas e diretrizes de proteção da qualidade do ar atmosférico no Espírito Santo. A matéria já recebeu mais de 50 emendas parlamentares até o momento.

As reuniões podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Assembleia na Grande Vitória no canal 3.2, aberto; 319.2 da GVT; 12 da Net; 23 da RCA e 519.2 da Sky. A transmissão online ocorre pelo canal do YouTube e do Facebook.

Confira a agenda completa*

Segunda-feira (14/09)
11 horas - Comissão de Segurança
15 horas - Sessão ordinária