Ales se filia a conselho de controle interno

Parlamento capixaba é o primeiro das regiões Sudeste e Sul a integrar Conselho Nacional de Controle Interno

Por Wanderley Araújo

Erick Musso em seu gabinete, sentado em frente a um computador
Segundo Erick Musso, adesão facilita acesso a tecnologias para o controle em gestão pública / Foto: Leonardo Duarte

A Assembleia Legislativa (Ales) acaba de dar mais um passo para incrementar o controle interno de suas contas e manter a eficiência no cumprimento de sua missão como poder público. Na última terça-feira (2), foi assinado, digitalmente, termo de adesão ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), instituição criada em 2007 e reconhecida por desenvolver sistemas eficazes de controle em gestão pública.

O presidente da Casa, deputado Erick Musso (Republicanos), disse que o Parlamento capixaba tem orgulho de ser o primeiro das regiões Sudeste e Sul a integrar o conselho. "A partir de agora poderemos dispor do acervo técnico e das tecnologias desenvolvidas pelo Conaci. Os servidores terão à disposição novas ferramentas para auxiliar e qualificar ainda mais o trabalho de auditoria e controle interno da Ales", comentou.

Além de parlamentos estaduais, o conselho conta com a adesão de diversas secretarias de controle interno de governos estaduais e municipais. No Espírito Santo, além da Ales, também são filiadas à entidade a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont-ES) e a Secretaria Municipal de Controle e Transparência de Vila Velha.

Ações do conselho

Entre suas ações, o Conaci já se reuniu com missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para aprofundar o entendimento de temas relacionados à política fiscal. Consolidou também parcerias com o Banco Mundial, além de realização de seminários anticorrupção, entre eles um no Espírito Santo, com apoio do governo estadual.

Outras iniciativas realizadas pelo conselho se referem a encontros nacionais para debater controle interno, com a promoção de 12 eventos anuais pelo país. Também consta, entre suas atividades, elaboração de novo formato de orçamento articulado às ações de planejamento estratégico.

Bolsonaro é o preferido dos capixabas
O atual presidente obteve 52,23% dos votos computados contra 40,40% do ex-presidente Lula no estado; os dois vão disputar o segundo turno
Meneguelli é o deputado mais votado da história
Ex-prefeito e ex-vereador de Colatina, Sérgio Meneguelli obteve 138.523 votos, superando a marca de Guerino Zanon, de 2006