O vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), reiterou o pedido para que o colegiado seja informado oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) sobre a retomada das consultas e cirurgias eletivas na rede pública. O assunto foi abordado na reunião da comissão realizada na manhã desta terça-feira (11).
Mameri afirmou que, diante da expectativa de manutenção da tendência de redução dos casos de Covid-19 no Estado, o que se tem visto "a conta gotas" são informações na mídia capixaba sobre o retorno gradual dos atendimentos eletivos."Mas até o momento esta Comissão (de Saúde) não tem nenhuma informação oficial sobre isso, apesar de já termos solicitado que isso seja feito", cobrou.
O presidente do colegiado, Doutor Hércules (MDB) informou que, no próximo dia 19, está prevista reunião com o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, para que ele possa informar com mais detalhes o que está sendo planejado para o retorno gradual dos atendimentos e procedimentos eletivos.
Cooperativa de saúde
Na reunião desta terça, o colegiado recebeu o presidente da cooperativa que administra a rede Unimed Vitória, médico Fernando Ronchi. Ele falou sobre os atendimentos realizados durante a pandemia e os procedimentos adotados, como contratação de médicos e enfermeiros, oferta de teleconsultas na área médica, capacitação dos profissionais, criação de uma central de atendimento exclusiva para casos suspeitos de Covid-19, além de chat para comunicação entre os cooperados.
Sobre o atendimento, o médico informou que, durante a pandemia, a Unimed Vitória já realizou mais de 1.800 internações por Covid-19 e mais de 1.600 pacientes teriam sido curados da doença.
Além da capital, outros 19 municípios são atendidos pela Unimed Vitória, alcançando 320 mil usuários, com faturamento anual de R$ 1,3 bilhão. O sistema reúne 2.500 médicos cooperados, 2.600 empregados e, além de suas unidades próprias, 344 prestadores de serviços por meio de parcerias com hospitais, clínicas e centros diagnósticos conveniados à rede.
Veja ainda
Informe epidemiológico da Covid-19,da Secretaria de Estado da Saúde