PLs querem novas formas de pagamento no trânsito

Matérias contemplam motoristas que passam por pedágios e passageiros de ônibus

Por Aldo Aldesco e Kissila Mell

Passageira paga passagem
Marcos Mansur e Lorenzo Pazolini são os autores dos projetos / Foto: Jordan Andrade (CeturbES)

Dois projetos de lei (PLs) em tramitação na Casa preveem a disponibilização de novas formas de pagamento para passageiros no uso de transporte coletivo intermunicipal e para motoristas que passam por pedágios. Neste caso, conforme o PL 622/2019, de Marcos Mansur (PSDB), condutores de automóveis poderão optar por cartão de crédito ou débito.

De acordo com a proposta, o objetivo é de oferecer ao consumidor mais duas formas de pagamento e impedir que o motorista seja proibido de seguir seu trajeto por falta de dinheiro, sem que lhe seja imposto multa e até possível ação criminal.

“No Espírito Santo temos algumas particularidades no tocante às poucas estradas, sendo que se o usuário, tendo uma rodovia com pedágio e optar por passar por outra sem, terá que se deslocar por grande trajeto, causando um quase impedimento do direito de ir e vir”, destacou Mansur nas justificativas do projeto.

Se aprovado, a concessionária administradora poderá determinar quais guichês atenderão a presente lei, respeitando o mínimo de 50% dos existentes.

“As praças de pedágio não têm aderido voluntariamente a essa modalidade de pagamento. Não é aceitável a afirmação de que a sua utilização possa prejudicar a dinâmica do trânsito nas praças, pois se trata de mais uma forma de pagamento, onde os motoristas poderão optar por direcionar os seus veículos ou não para guichês que proporcionem o pagamento por meio de cartão”, explicou o parlamentar.

O PL aguarda parecer das comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças.

Passagem de ônibus

Já o PL 784/2019, de autoria do Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), autoriza que as passagens do transporte coletivo intermunicipal sejam pagas na catraca com cartão de crédito e aplicativos de celulares - além de dinheiro e cartões de transporte.

Para o pagamento por app, explica o texto da matéria, a tecnologia a ser utilizada é a Near Field Communication (NFC) ou pagamento por aproximação, na qual o celular se aproxima do aparelho receptor por cerca de 10 centímetros. Não é necessário senha ou código de acesso para realizar a operação.

O deputado informa que a adoção dessa forma de pagamento não traz custos adicionais para o Poder Público. “É importante destacar que o sistema de cobrança atual já possui a tecnologia NFC, sendo assim, o cumprimento desta lei não onera o estado do Espírito Santo, pois será utilizado o mesmo sistema”, argumenta.

A matéria será analisada palas comissões de Justiça, de Defesa do Consumidor, Infraestrutura e Finanças.

Matéria veda homenagem a escravocratas
Prédios públicos também não poderão ter o nome de defensores da ditadura militar, nazistas, condenados por racismo, entre outros
Condutor de viatura pode ficar isento de pagar CNH
Proposta beneficia servidores das polícias Civil, Militar, Penal, Bombeiro Militar e do Iases responsáveis pela condução de veículos dos órgãos