Reciclagem de lixo é tema de frente parlamentar

Colegiado liderado por Dary Pagung também quer debater contribuição econômica e social da atividade

Por Márcia Tourinho

Dary Pagung
Deputado disse que serão discutidos incentivos para entidades da área / Foto: Tati Beling

Foi criada na Assembleia Legislativa (Ales) a Frente Parlamentar de Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Estado. O objetivo é difundir e potencializar as ações do setor, além de realizar estudos sobre concessões fiscais e demais benefícios. O Ato 2.591, que autoriza o funcionamento do colegiado, está publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quinta-feira (6).

De acordo com Dary Pagung (PSB), autor da iniciativa, além de promover a preservação ambiental, a reciclagem representa uma atividade que auxilia na economia das famílias, pois gera emprego e renda. “A contribuição social desse setor é inquestionável”, frisou o deputado.

Conforme justificativa assinada pelo parlamentar, aproximadamente 80 milhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente no Brasil e o reaproveitamento de 3% desses resíduos sólidos movimenta R$ 12 bilhões por ano.

Processo que vai além da transformação de materiais usados em produtos novos, a reciclagem é uma atividade que colabora para a diminuição do lixo produzido pela sociedade.

A frente pretende, segundo Dary Pagung, possibilitar este debate sobre a reciclagem para as cooperativas, associações de catadores e empresas que atuam no setor.

“Vamos fazer um levantamento das instituições envolvidas nessa cadeia, desde a coleta até a separação. Há um clamor por parte dos catadores e indústria por mais incentivos e, sendo assim, vamos atuar como interlocutores entre o Parlamento e as entidades ligadas ao setor”, completou.

Deputados: Dary Pagung
Governo propõe auxílio para atingidos por chuvas
Projeto enviado à Assembleia retoma Cartão Reconstrução e prevê ajuda temporária de até R$ 3 mil para famílias de baixa renda atingidas por desastres naturais
Marino presta contas de trabalho à frente da Sesa