Aprovado Plano Anual de Auditoria Interna

Objetivo do plano é acompanhar os procedimentos de gestão e controle interno adotados pelas unidades da Ales

Por Karina Borgo

Mesa Diretora
Plano foi aprovado por ato da Mesa Diretora / Foto: Lissa De Paula

O Plano Anual de Auditoria Interna (Paai) para o exercício de 2019 foi aprovado pela Mesa Diretora da Casa, por meio do Ato 1479, publicado na última sexta-feira (24), no Diário do Poder Legislativo.

O objetivo é acompanhar e avaliar a eficácia, eficiência e legalidade dos procedimentos de gestão e controle interno adotados pelas unidades da Assembleia Legislativa, no período de junho a dezembro. O documento contém a programação das ações de auditoria ordinária nas atividades da administração. A execução e o acompanhamento dos trabalhos ficarão a cargo da Diretoria de Controle Interno.

Na Secretaria de Gestão de Pessoas, o procedimento verificará se a concessão e os pagamentos das vantagens pecuniárias aos servidores da Casa correspondem aos critérios estabelecidos na legislação de regência.

No setor de Contratos, serão analisados os aspectos jurídicos dos processos e ainda será apreciada a adequação dos procedimentos contábeis e financeiros que envolvem as contratações.

A ideia do Paai é garantir uma uniformidade nos procedimentos, alinhando métodos e técnicas de trabalho ao estabelecido pelas entidades internacionais, observando também as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e as Normas de Auditoria Governamental (NAG).

Bolsonaro é o preferido dos capixabas
O atual presidente obteve 52,23% dos votos computados contra 40,40% do ex-presidente Lula no estado; os dois vão disputar o segundo turno
Meneguelli é o deputado mais votado da história
Ex-prefeito e ex-vereador de Colatina, Sérgio Meneguelli obteve 138.523 votos, superando a marca de Guerino Zanon, de 2006