Parlamentares criticam cortes no MEC

Sergio Majeski e Iriny Lopes reprovaram redução anunciada de 30% no repasse de verbas

Por Gleyson Tete

Iriny Lopes
Iriny disse que investimentos em pesquisa feitos pelas instituições beneficiam toda a sociedade / Foto: Lissa De Paula

Os deputados estaduais Sergio Majeski (PSB) e Iriny Lopes (PT) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa (Ales) durante a sessão ordinária desta segunda-feira (6). Eles criticaram o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que anunciou um corte de 30% na verba das universidades e institutos federais.

“Primeiro o ministro disse que ia cortar das universidades da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB) e Fluminense (UFF) alegando que havia balbúrdia e eventos ridículos. Ele desconhece o que é um instituto federal e uma universidade federal",  disse Majeski, lembrando que boa parte das instituições de ensino é respeitada internacionalmente.

Para o parlamentar, o fato de existirem alguns problemas nestas instituições não pode servir como pretexto para desqualificar o trabalho delas e dos professores. “As universidades e institutos não têm a mínima condição de continuar com as pesquisas e atendimentos que têm feito com esse corte absurdo”, destacou.

Ele informou que a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) possui cerca de 23 mil alunos em mais de 100 cursos e que ainda tem em sua estrutura o Hospital das Clínicas. Além disso, que o Instituto Federal (Ifes) tem aproximadamente 36 mil estudantes dispostos em 21 campi e mais 40 polos de educação a distância.

Majeski questionou qual seria o diagnóstico utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para se chegar à conclusão do corte. “Fica meu repúdio a mais esse ato arbitrário do governo federal e minha completa e irrestrita solidariedade às universidades e institutos federais”, disparou.

Iriny fez coro às palavras do colega e lamentou fala do ministro a respeito de cursos ofertados para pessoas do Movimento dos sem Terra (MST). “Eu quero saber no que diminui qualquer universidade brasileira ou de qualquer país dar cursos voltados direta e especificamente para a educação no campo. As pessoas que moram na roça não têm direito de estudo?”, indagou.

Segundo a deputada, após perceber que poderia sofrer ação de improbidade quando anunciou o corte para apenas três universidades, o ministro estendeu a medida para as demais e ainda usou o argumento de que o dinheiro seria investido no ensino fundamental. Entretanto, que não existiam dados para justificar tal transferência de recursos.

Por fim, Iriny salientou que os investimentos em pesquisa e extensão feitos pelas instituições de ensino federais beneficiavam toda a sociedade. Ela também parabenizou os alunos do Ifes pela manifestação no Centro de Vitória na última sexta-feira (3). “Na próxima manifestação estaremos junto com eles, defendendo o ensino público brasileiro”, prometeu.

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social