Defensoria Pública também deve ter reajuste de 5%

Projeto foi lido no final da sessão, que também recebeu debate sobre negativa do STF ao habeas corpus ao ex-presidente Lula

Por Luan Antunes

Rodrigo Coelho
Deputado disse que havia solicitado ao órgão projeto de reajuste / Foto: Tonico

Servidores da Defensoria Pública do Estado também devem ter aumento de 5% dos seus vencimentos. Já na fase final da sessão ordinária convocada excepcionalmente nesta quinta-feira (5), o presidente Erick Musso (MDB) deferiu mensagem do órgão encaminhando o Projeto de Lei (PL) 92/2018, estabelecendo o reajuste.

A questão dos defensores havia pautado discurso de alguns deputados no final do Pequeno Expediente. Eles pediram que a Mesa Diretora intercedesse junto ao Executivo para que o quadro do órgão não ficasse sem reajuste – a Casa aprovou na quarta-feira (4) projetos que concederam o mesmo percentual para servidores do Executivo, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas.

Durante os pedidos, os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Rodrigo Coelho (PDT) explicaram o até então impasse da Defensoria. O primeiro lembrou que o órgão tem autonomia financeira, o que não significaria capacidade orçamentária para bancar o aumento. Já o segundo lembrou que a Casa havia, no começo da semana, solicitado o projeto com o aumento.

Até o momento apenas o Judiciário não apresentou proposta de reajuste aos seus servidores.

STF

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em negar habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – condenado em 2ª instância – foi tema de discurso dos deputados Enivaldo dos Anjos – que discorreu sobre o papel do Judiciário em si – e Da Vitória (PPS) – que aprovou o resultado da análise.

“Quando você observa o trabalho da imprensa na cobertura de assuntos do Brasil, existe um exagero nas informações de forma tendenciosa tentando influenciar decisões. E temos o comandante do Exército nas redes sociais com uma espécie de ameaça ao STF caso decidisse contrário ao que ele pensa”, considerou Enivaldo, sobre o posicionamento na internet do general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, um dia antes da votação.

“Quando o Brasil vai ter condições de intelectualizar a Justiça para que possa trabalhar equilibrada e sem sofrer pressão no objetivo de manter os direitos das pessoas? Qual empresário teria coragem de investir aqui se a Suprema Corte perde 12 horas para discutir um simples habeas corpus? Precisamos viabilizar uma Justiça mais célere”, opinou.

Já Da Vitória se ateve ao objeto do julgamento:

“A torcida pelo País era para que realmente o STF pudesse dar exemplo no julgamento sobre o ex-presidente Lula. Tanta coisa absurda aconteceu em seu governo. Quando o PT, que defendia a ética, chegou ao Poder, fez todo tipo de aliança para se manter. No final da votação, o resultado saiu de acordo com a vontade da sociedade brasileira”, defendeu.

Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência
No local já existem duas escolas, uma quadra e um Centro de Referência de Assistência Social