Rotativo de Guarapari volta a ser assunto em CPI

Cobrança de estacionamento em Setiba é questionada pela população, para quem a medida vem prejudicando o turismo na praia

Por Aldo Aldesco

CPI da Máfia dos Guinchos
CPI da Máfia dos Guinchos se reúne na segunda-feira (26), às 11 horas - / Foto: Tati Beling

O sistema de estacionamento rotativo de Guarapari volta à pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia dos Guinchos da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (26), às 11 horas, no Plenário Judith Leão.

Foi convocada para prestar esclarecimentos aos deputados a titular da Secretaria Municipal de Fiscalização (Semfis) de Guarapari, Claudia Martins Silva. O segundo convocado é o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari, tenente-coronel Wellington Barbosa Pessanha.

A CPI convocou também, mais uma vez, o representante da Vista Group Network sistemas e Empreendimentos (VGN) Ricardo Silva Martins. O vereador de Guarapari Denizart Luiz do Nascimento, o Zazá, foi convidado a participar da reunião.

Rotativo

A Prefeitura de Guarapari anunciou em setembro de 2017 a ampliação da cobrança do estacionamento rotativo aos sábados, domingos, feriados e na alta temporada, entre 15 de dezembro e o final de fevereiro, além do mês de julho.

No mesmo período, o estacionamento seria cobrado também no Parque da Areia Preta, Setiba, Bacutia e Peracanga. Essa última decisão levou o vereador Zazá a promover ações questionando a cobrança do rotativo, pois estaria prejudicando o turismo em Setiba.

Em fevereiro de 2016, o sistema de estacionamento rotativo de Guarapari foi citado na comissão  pela primeira vez. À época, a deputada Janete de Sá (PMN), relatora da CPI, fez referências a denúncias dos moradores e usuários sobre irregularidades no atendimento do serviço.

A Vista Group tem sede em Nova Friburgo (RJ), onde opera desde 2012. A empresa firmou contrato de prestação de serviço com a Prefeitura de Guarapari pelo período de 20 anos.

A CPI

A CPI da Máfia dos Guinchos foi instalada em 2015 para apurar supostas irregularidades no serviço no Estado. Para tanto, recebe informações de autoridades de trânsito, empresas rebocadoras de veículos e proprietários de pátios credenciados pelo Detran-ES e também de cidadãos, proprietários de veículos guinchados, multados ou guardados em pátios no Estado.

Foi acrescentada em suas atribuições a apuração de denúncias de irregularidades nas permissões para taxistas – concedidas pelas administrações municipais para a execução de serviço de transporte individual de passageiro. A Resolução 4.757, publicada em junho de 2017, prorrogou o prazo da CPI por mais 365 dias.

O colegiado é presidido pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) e tem como relatora a deputada Janete de Sá (PMN). Os outros membros efetivos são os deputados Marcos Bruno (Rede) e Raquel Lessa (SD). A deputada Luzia Toledo (MDB) é suplente.

Comissões: CPI dos Guinchos
Saúde mental: um suicídio a cada 40 segundos
Dado da OMS foi apresentado em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental
Projeto cria cadastro estadual de homicidas