Linha Verde pode ter prazo de adequação maior

O secretário de Transporte de Vitória, Tyago Hoffmann, afirmou em CPI que período sem aplicação de multa poderá ser de até 120 dias

Por Aldo Aldesco

CPI da Máfia dos Guinchos
Questionada por Janete de Sá, secretário disse que guarda está orientada a educar motoristas / Foto: Tati Beling

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, prestou esclarecimentos à CPI da Máfia dos Guinchos nesta segunda-feira (19). No Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, ele falou sobre multas aplicadas nos estacionamentos rotativos da Capital e sobre a Linha Verde - que vem sendo implantada na Avenida Dante Michelini.

Em relação a essa novidade, o secretário informou que não serão aplicadas multas por videomonitoramento nos primeiros 30 dias de funcionamento (a Linha Verde começou a operar no último dia 12). Mas esse prazo poderá ser estendido para 60 ou até 120 dias caso a prefeitura avalie que seja necessário.

Respondendo a Janete de Sá (PMN), relatora da CPI, Hoffmann disse que a Guarda Municipal está orientada a educar o motorista sobre a proibição de transitar na faixa exclusiva de ônibus. “O OCR fotografa a traseira do veículo e pode identificar o motorista proprietário do veículo. O registro é ao vivo”, explicou. Segundo falou, as imagens serão guardadas num servidor.

O secretário destacou que podem circular pela Linha Verde, além de ônibus de passageiros, públicos e particulares, os táxis, transporte escolar e vans de passageiros. “É preciso priorizar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual. Por se tornar muito mais fácil adquirir um carro, desde o Plano Real, aumentou o número de transporte individual na cidade”, opinou.

Ao responder sobre o preço diferenciado das tarifas, Hoffmann entende que talvez uma saída para o sistema de transporte de Vitória seja sua integração ao Transcol. A tarifa municipal não tem subsídio, ao contrário do Sistema Transcol. O secretário explicou que as linhas com ar-condicionado têm tarifas mais caras, benefício que não é suportado pelo valor da tarifa mais barata.

Segundo adiantou, serão implantadas duas novas linhas circulares ligando Jardim Camburi à Praça do Papa.

Rotativos

Já sobre o número de multas aplicadas nas áreas de estacionamentos rotativos, Hoffmann revelou que há uma inadimplência de mais de 60% no pagamento do serviço. “Se a prefeitura estivesse multando em excesso, os guardas não multariam. Há um desrespeito em mais de 60% em relação ao rotativo. Em cada dez, seis não estão pagando o rotativo”, enfatizou o titular da pasta.

Questionado por Janete de Sá sobre suposta aplicação de multa duplicada para motoristas que estouram o tempo de estacionamento, Hoffmann explicou que é feito primeiramente o “aviso de regularização” emitido pela empresa contratada para operar o serviço. A multa é aplicada pela Guarda Municipal ao veículo irregular.

O secretário explicou ainda que em 2017 as multas aplicadas em estacionamento rotativo aparecem em terceiro lugar nas infrações de trânsito em Vitória. Ele se comprometeu a enviar à CPI todas as informações relativas a esse assunto, incluindo dados de janeiro e fevereiro de 2018.

Como sugestão que pode beneficiar o usuário do rotativo, Janete de Sá sugeriu ao secretário que motoristas tenham tolerância de 30 minutos depois do tempo pago para estacionar. Hoffmann se dispôs a levar a proposta para a os órgãos competentes para ser estudada.

Comissões: CPI dos Guinchos
Ales celebra 181 anos da banda de música da PM
Iniciativa do deputado Coronel Alexandre Quintino, solene teve a entrega da Comenda Maurício de Oliveira
Deputados falam sobre prevenção à Covid