Censo agropecuário deve apontar real impacto da seca

Afirmação é de Max Fraga,superintendente regional do IBGE, que realiza o levantamento junto a 114 mil propriedades rurais no Estado

Por João Caetano Vargas

Eliana Dadalto, Padre Honório e Raquel Lessa
Censo do IBGE foi tema de pauta da reunião do colegiado de Agricultura - / Foto: Tati Beling

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando um novo censo agropecuário. De acordo com o superintendente regional da instituição, Max Athayde Fraga, 4,5 mil de um total de 114 mil propriedades rurais do Espírito Santo já responderam ao levantamento. O coordenador foi o convidado da Comissão de Agricultura desta terça-feira (17).

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até fevereiro de 2018. Ao término da pesquisa os resultados serão enviados para a central nacional do instituto para realizar o mapeamento da situação das mais de 5 milhões de propriedades rurais do país.

O superintendente explicou que o levantamento será importante para mostrar o real impacto da seca que se abateu sobre o Estado, nos últimos anos, prejudicando a produção agrícola. “A realidade do campo será retratada por meio do censo, estamos visitando não apenas as grandes propriedades, mas também os pequenos agricultores familiares e até mesmo os de subsistência”, afirmou Fraga.

Dificuldades no censo

A presidente do colegiado, Janete de Sá (PMN), ressaltou a importância da pesquisa que foi feita pela última vez há uma década. “São dez anos desde o último censo e precisamos dessas informações para traçar politicas públicas e melhorar a situação do homem do campo”, afirmou a parlamentar.

Ao todo são 310 recenseadores espalhados pelos 78 municípios capixabas. De acordo com o superintendente uma das maiores dificuldades encontradas pelos profissionais é a falta de acesso à internet em muitas das propriedades, já que o trabalho de registro é todo realizado online, por meio de smartphones.

O coordenador regional do censo explicou que, por meio do último levantamento, foi possível conhecer melhor a realidade do homem do campo, permitindo ao governo fazer investimentos que alavancassem a produção, especialmente com os benefícios para o agricultor familiar.

Comissões: Agricultura
Aprovado fim de taxa de cartório para conselho escolar
Se virar lei, iniciativa aprovada pela Assembleia deve apoiar órgãos que representam comunidade escolar
PL que doa imóvel a VV tramita em urgência